Florianópolis tem semana do Lixo Zero
21/10/2013
Plano Diretor
21/10/2013

"É muito complicado correr atrás da cidade depois que ela cresceu desordenamente", diz prefeito durante entrega do Plano Diretor à Câmara

O novo Plano Diretor de Florianópolis foi protocolado às 18h25min desta sexta-feira (18) na Câmara de Vereadores. O prefeito Cesar Souza Júnior entregou os seis volumes do documento nas mãos do presidente Cesar Faria.
Estavam presentes treze vereadores e o secretário de Planejamento Urbano, Dalmo Vieira Filho. No plenário, o prefeito pediu que a câmara cumpra seu “papel na plenitude”.
— É muito complicado correr atrás de resolver a cidade depois que ela cresceu desordenadamente. Estamos fazendo a nossa parte — disse o prefeito.
Das mãos do prefeito, Cesar Faria recebeu o montante de documentos, que, na segunda-feira, será lido no expediente da sessão. No mesmo dia, os vereadores já receberão uma cópia, cada um. Todas as 12 comissões técnicas irão analisar o material nas próximas semanas.
– Um grande passo foi dado hoje. A comunidade pode ter certeza que a Câmara de Vereadores está aqui para fazer seu trabalho com dinamismo – disse.
A partir desta segunda-feira, o Plano Diretor estará integralmente no site da prefeitura. O secretário Dalmo Vieira passará a trabalhar de duas a três horas do expediente na Câmara de Vereadores.
(DC, 18/10/2013)
 
Plano Diretor está com os vereadores
Do local onde foi construído ao longo dos últimos sete anos, o Plano Diretor de Florianópolis deixou, ontem, as dependências da prefeitura para tomar o rumo da Câmara de Vereadores. Os seis volumes, 150 páginas e 15 mapas que o compõem foram protocolados pontualmente às 18h25min no Legislativo.
A entrega, que a princípio seria informal, feita no gabinete do presidente, ganhou ares de solenidade. De última hora, foi transferida para o plenário e foi o próprio prefeito Cesar Souza Junior que, pessoalmente, fez questão de ir até a Casa deixar os documentos. Treze vereadores acompanharam a entrega, que foi transmitida ao vivo pela TV Câmara e ocorreu com quase uma hora e meia de atraso. São eles, agora, que darão vazão ao mais importante projeto da Capital.
– Este é um momento histórico. Estamos recebendo aqui a mais importante missão do mandato – disse o presidente da Câmara, César Faria.
Das mãos do prefeito, ele recebeu o montante de documentos, que, na segunda-feira, será lido no expediente da sessão. No mesmo dia, os vereadores já receberão uma cópia, cada um. Todas as 12 comissões técnicas irão analisar o material nas próximas semanas.
Expectativa é de que Plano esteja valendo já em 2014
Em seu discurso, Cesar Souza Junior pediu que os parlamentares cumpram seu “papel na plenitude” e lembrou que o Plano Diretor não conseguirá resolver nada sozinho: será preciso aumentar a fiscalização e os investimentos e melhorar a infraestrutura da prefeitura.
– Aqui começa a nascer uma cidade mais humana. Que vai dizer não para o concreto, não para o cimento, não para a especulação imobiliária e não à agressão ao meio ambiente. É muito complicado correr atrás da cidade depois que ela cresceu desordenamente. A futuras gerações não nos perdoarão se não agirmos quando ainda era possível – afirmou.
Otimista, o secretário de Desenvolvimento Urbano que coordenou o Plano Diretor, Dalmo Vieira Filho, também presidente do Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (Ipuf), acredita que, mesmo com a tramitação da Câmara e com as futuras emendas que deverão surgir, a Capital entrará 2014 com um novo Plano Diretor. Na segunda-feira, ele transfere seu gabinete para o Legislativo, preparado para dirimir as dúvidas que virão. Dalmo pretende permanecer na Casa de duas a três horas, até que o documento esteja pronto para votação.
(DC, 19/10/2013)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *