Plano de previdência para empresas de tecnologia catarinenses busca retenção de talentos
18/10/2013
Programação do Viva a Cidade para o próximo sábado
18/10/2013

Abertura da Fenaostra reúne duas mil pessoas

A 14ª Festa Nacional da Ostra e Cultura Açoriana (Fenaostra), aberta na noite desta quarta-feira (16) no Centrosul, marca o retorno da Capital ao calendário das festas de outubro do Estado e resgata a essência do evento. “Declaro aberta a Fenaostra retomada, a Fenaostra da Ilha, a Fenaostra de Florianópolis, a Fenaostra da família”, comemorou o prefeito Cesar Souza Júnior. A expectativa é a de que 30 mil pessoas prestigiem o evento até Domingo (20).

Criada há 15 anos com o intuito de divulgar a ostra produzida em Santa Catarina e ampliar o mercado para os produtores, a Fenaostra não foi realizada no ano passado pela administração anterior.

“Como fez falta não ter a realização desta festa tão importante para a cidade. Mas a Fenaostra volta se reencontrando com as suas raízes: uma festa manezinha por excelência, no melhor sentido de ser manezinho, no aconchego da amizade, da diversidade cultural, da arte, da cultura e da nossa ostra, que tanto nos orgulha com a maior produção nacional”, destacou o prefeito.

Prova disso, por exemplo, é a programação cultural da Fenaostra deste ano, com stand up de personagens folclóricos da Ilha (Dona Bilica, Seu Maneca, Darcy e Maricotinha) e apresentações do tradicional Boi-de-Mamão de associações do Pantanal, Itacorubi e Ingleses, entre outros shows artísticos, além de 50 estandes de artesanato feito na Grande Florianópolis e de seis restaurantes e quatro quiosques que oferecem pratos da culinária regional.

Ainda durante o evento, haverá venda de peixes e outros frutos do mar a preços populares pelo “Caminhão do Peixe” e seminários técnicos voltados aos profissionais, empresários e produtores da área da maricultura. Na abertura da 14ª Fenaostra, aliás, Cesar Souza Júnior aproveitou para relatar as ações que a Prefeitura vem desenvolvendo em favor do setor que, ao seu ver, “vive um grande momento”.

Neste sentido, destacou a criação, pela primeira vez na história da cidade, da Secretaria da Pesca e Maricultura. E, ainda, a implantação do Serviço de Inspeção Municipal (o selo SIM) voltado à regulamentação e legalização do beneficiamento, industrialização e comercialização de produtos de origem animal no município, bem como o restabelecimento de parceria com a França para capacitação técnica de pessoal da área, com vistas à melhoria da qualidade dos produtos, ampliação do mercado e geração de mais empregos e renda.

A secretária de Turismo, Maria Cláudia Evangelista, por sua vez, chamou a atenção para a importância turística da Fenaostra, uma vez que é a única promoção do gênero no país. “Florianópolis não poderia ficar de fora do calendário das festas de outubro de Santa Catarina. A Fenaostra é uma festa com uma experiência autêntica, que busca a convivência e valoriza a nossa história. É uma festa temática que recupera o que é ser manezinho da Ilha todos os dias. E a 14ª Fenaostra é um evento que, além de promover um resgate da nossa cultura, valoriza, fomenta e coloca a nossa gastronomia como referência nacional”.

Na abertura da Fenaostra de 2013, na noite desta quarta-feira (16), o público-pagante foi de 1.619 pessoas.

Veja a programação completa da 14ª Fenaostra através CLICANDO AQUI

(PMF, 17/10/2013)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *