Comissão pede mais prazo para entregar relatório da duplicação da Edu Vieira
19/09/2013
Pronatec abre mais 970 oportunidades em Florianópolis
20/09/2013

“Só temos um caminho: a priorização do transporte coletivo”, diz prefeito de Florianópolis

O novo edital para concessão do transporte público de Florianópolis foi apresentado pelo prefeito Cesar Souza Júnior, na tarde desta terça-feira (17), em coletiva para a imprensa em seu gabinete. Durante pouco mais de uma hora, ele falou sobre valores da tarifa, uso dos terminais construídos há cerca de 10 anos, a manutenção dos empregos atuais e ainda sobre a implantação do passe livre.
Segundo Cesar, a cidade agora só tem um caminho para evitar o caos, que é a priorização absoluta do transporte coletivo em Florianópolis.
Assista ao vídeo e confira o que disse o prefeito:

O edital completo será publicada no Diário Oficial Eletrônico na próxima segunda-feira (20). O prazo máximo para início da operação dos serviços é de até 180 dias contados da data de assinatura do contrato de concessão.
Confira na íntegra a apresentação:

Apresentação do Sistema Integrado de Mobilidade de Florianópolis
(Tudo Sobre Floripa, 17/09/2013)
 
Um passo à frente no transporte coletivo
Por Carlos Damião (ND, 18/09/2013)
Ao contrário do que andam divulgando por aí a licitação do transporte coletivo da Capital nem de longe vai provocar demissões. O edital garante, isso sim, o emprego de motoristas, cobradores e demais funcionários das empresas. Na coletiva de terça (17), o prefeito Cesar Souza Júnior afirmou que o edital vai reproduzir o artigo 21 da Lei Complementar 396/2010, que assegura o aproveitamento dos trabalhadores já vinculados ao sistema. As novidades apresentadas pelo prefeito, quase todas antecipadas pelo Notícias do Dia na semana passada, reforçam a necessidade de Florianópolis dar um novo e decisivo passo para melhorar a questão da mobilidade urbana, ainda que se saiba ser indispensável a integração entre o sistema local e a região metropolitana. Mas, como admitiu o prefeito, isso deve acontecer naturalmente, porque não sobrará alternativa para as prefeituras das outras cidades, em especial São José, Palhoça e Biguaçu. O que nos parece relevante é o compromisso da atual administração com a ideia de melhorar o transporte coletivo, superando dificuldades e equívocos que se acumularam entre 2005 e 2012. Não há como adiar e o SIM (Sistema Integrado de Mobilidade) é o único caminho possível, não existem outras opções para o transporte coletivo rodoviário.
 
Transporte coletivo: a licitação e a nova ameaça de greve
Por Moacir Pereira (DC, 18/09/2013)
O prefeito Cesar Souza Júnior (PSD) prometeu durante toda a campanha que realizaria licitação para o novo sistema de transporte coletivo de Florianópolis. Venceu as eleições e está cumprindo o que prometeu. Anunciou os critérios da concorrência. Vai lançar o edital segunda-feira. Motoristas anunciam greve para impedir a concorrência. Ou perderam o juízo ou fazem o jogo dos empresários. Ou o Sindicato tem a pretensão de anular o resultado das urnas.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *