UFSC discute acessibilidade com estudantes
26/09/2013
Reunião discute futuro do Turismo e Beach Clubs
26/09/2013

Segunda edição do TEDxFloripa acontece neste sábado (28)

Boas ideias merecem ser espalhadas. Este foi o ideal que inspirou a conferência independente TEDx, sem fins lucrativos, que começou na Califórnia e se espalhou pelo mundo. Neste sábado, é a vez de Florianópolis receber o evento pela segunda vez, que vai reunir 300 pessoas no hotel Sesc Cacupé. As inscrições estão encerradas, mas quem tiver interesse pode acompanhar a transmissão ao vivo pelo site www.tedxfloripa.com.br. O tema do evento, que acontece das 9h às 18h40, é “(des)conecte-se” e vai reunir 13 palestrantes e duas apresentações musicais.
Um dos convidados é o professor do Departamento de Computação do CEFET-MG, Adelson de Paula Silva. Ele acredita na importância da tecnologia no acesso à informação, mas acima de tudo prega o resgate da auto-estima, edificação do desejo e a internacionalização do “eu posso” como pilares para educação. Outro participante que provou que pode muito é o corredor Carlos Duarte, que há 15 anos organiza corridas de longo percurso para que atletas se conectem com a natureza e o companheirismo em provas como o “Volta a Ilha”. Em 2011, ele comemorou seu aniversário de 60 anos com muita superação – correu 293 cidades de Santa Catarina percorrendo cerca de seis mil quilômetros em 119 dias.
Carlos Duarte mostra que a 3ª idade está mudando e que as pessoas acima dos 60 anos estão cada vez mais ativas. O designer Max Petrucci vai falar sobre seu projeto para mudar o símbolo que representa os idosos no Brasil. A Nova Cara da 3ª Idade está desenhando um novo pictograma, mais moderno, com a ajuda do público. Mudar um paradigma faz parte da rotina do rapper Billy Saga. Morador da periferia da Zona Oeste de São Paulo, em 1998 ele sofreu um acidente que deixou-o paraplégico. Conectado a um novo mundo em cima de uma cadeira de rodas, Billy fundou a ONG Movimento SuperAção, que luta pela garantia dos direitos humanos e inclusão social através de eventos sócio-culturais.
Outra participante do TEDxFloripa que vai falar sobre inclusão é a designer Carol Rivello. Blogueira do “Nossa vida com Alice”, ela relata o dia-a-dia com sua filha, Alice, portadora da Síndrome de Down. Com as postagens ela fala sobre preconceito e superações e ajuda outras famílias na criação de seus filhos. Seguindo o tema maternidade, Ligia Moreira Senas, criadora do site “Cientista que virou mãe”, doutora em farmacologia e pós-doutoranda em Saúde Coletiva, vai falar sobre a luta contra a violência obstétrica e divulgar informações relevantes sobre o parto normal.
De Manaus, Carolina Varella vem ao TEDxFloripa contar uma história que começou com a  maternidade. Sua filha, Ana Luiza, foi diagnosticada com um câncer raro com apenas 7 anos de idade. Com o apoio de amigos e desconhecidos influentes, conseguiu garantir um tratamento no melhor hospital de câncer de São Paulo, porém não foi o suficiente. Após perder sua filha, ela co-fundou o Instituto ALGUÉM para dar apoio a famílias e ajudar outras crianças do norte a terem acesso a um tratamento de qualidade.
Uma rede de conexões é importante para Carolina Varella e é com a construção delas que trabalha o consultor Oswaldo Oliveira. Ele acredita que as pessoas integram um sistema abundante e vai contar no TEDxFloripa como ele difunde essa ideia com o desenvolvimento de empreendedores e negócios em rede. Também experiente na área de empreendedorismo, o diretor da fundação CERTI e diretor executivo da Sapiens Parque S.A. , José Eduardo Fiates, vai palestrar neste sábado. Ele vai abordar a inovação em diversos projetos que contribuem para a transformação da cidade de Florianópolis.
Transformar a cidade é o que almeja a jornalista Natália Garcia, especializada em planejamento urbano. Ela criou o projeto Cidades para Pessoas, viabilizado por financiamento coletivo, e percorreu 12 destinos pelo mundo para tentar entende o deixa as cidades mais humanas. Também da área de jornalismo, o fotógrafo Rafael Vilela irá participar do evento. Ele é fundador do Mídia NINJA e articulador da Rede Internacional de Fotojornalismo no Fora do Eixo. Em 2011, teve a série de retratos “Cabeças-de-pipa” premiada em quatro categorias no concurso Prix de La Photographie Paris – Px3.
O TEDx conta ainda com a música do coletivo medieval e renascentista Cantus Firmus, de Florianópolis. O grupo nasceu da falta de músicos brasileiros especializados no repertório da música antiga e hoje quer divulgar a origem da música ocidental. O SC Piano Trio também irá tocar. O grupo busca aumentar plateias educando pessoas para música de câmara, com um repertório cuidadosamente selecionado para que o mesmo seja atraente, variado e instrutivo. Seus projetos sociais espalham educação e cultura por meio de workshops e master classes.
Dois outros nomes serão apresentados ainda nesta semana. A primeira edição do TEDxFloripa foi realizada em 2011, no Teatro da UFSC com o tema “A ponte, as ilhas”. Na época, a licença era limitada a um público de 100 pessoas e houve mais de 400 inscritos. As palestras do TEDxFloripa 2011 podem ser conferidas no site do evento, ou no canal do TEDx no Youtube.
(Dialetto, 24/09/2013)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *