tAgenda de 30 de setembro até 06 de outubro de 2013
27/09/2013
A ilha que não deixam ser ilha
30/09/2013

Santa Catarina lidera taxas de emprego e educação

Mais uma vez, Santa Catarina se destaca por ser o Estado em que o povo mais trabalha e estuda, conforme mostram os dados de 2012 da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), divulgados ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No que diz respeito a trabalho, o Estado faz bonito com apenas 3% da população desempregada. Na contramão da média nacional – cujo índice subiu para 8,7% –, apenas 3,2% dos catarinenses com 15 anos ou mais não sabem ler ou escrever.
Essa taxa de analfabetismo coloca Santa Catarina ao lado de países com alto Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), à frente de Portugal (4,7%) e Qatar (3,7%), mas atrás da Espanha (2,3%) e do Chile (1,4%). Já o desemprego posiciona o Estado melhor que o Japão, por exemplo, em que o índice chegou a 3,8% em julho deste ano. A média do Brasil, no entanto, ficou em 6,1%.
Segundo o levantamento do IBGE, o setor que mais emprega em SC é o de serviços (36,9%), mas na comparação com os demais Estados, a indústria catarinense é a que mais abriga trabalhadores, com 26,3% da população local economicamente ativa. São Paulo, o segundo colocado, contratou 19,8%. De acordo com o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), Glauco José Côrte, o número confirma o desempenho industrial catarinense, que de 2011 para 2012 não contabilizou perdas no quadro de pessoal.
– Santa Catarina é um Estado diferenciado. Tem uma economia equilibrada e diversificada. Crises não assustam e eles (industriais) continuam investindo. O crescimento de um ano para o outro acontece por duas condições: uma por que o mercado está disputado e outra por que há uma dificuldade no preenchimento de vagas. O setor industrial está atendendo a essas expectativas – comenta.
Entre as companhias que sentiram os efeitos da economia na contratação de pessoal está a C-Pack, de São José. Segundo Juliana Trugilo May Mattos, gerente de Recursos Humanos da indústria de tubos plásticos, os últimos dois anos foram de crescimento significativo e hoje – com 11 anos de atividade – conta com 554 colaboradores. De janeiro a setembro de 2013, a C-Pack contratou 305 pessoas. No ano passado foram 280 novos funcionários para as mais variadas funções.
–Tivemos um aumento da demanda e foi necessário reforçar as equipes. Abrimos oportunidades para novas vagas e promoções. O mercado está aquecido e em agosto tivemos recorde de produção – explica Juliana.
Índice positivo reflete o crescimento
De acordo com o vice-presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos de Santa Catarina (ABRH-SC), Pedro Luiz Pereira, na região de Joinville, a ampliação do parque fabril, e com a instalação de novas empresas, resultou no índice positivo de empregabilidade em Santa Catarina.
A expectativa é de crescimento também no setor de serviços. Para ele, as áreas de informática e logística são as que mais crescem. Na indústria, as promessas são os segmentos metalmecânico, têxtil, alimentos e madeira.

(DC, 28/09/2013)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *