A importância da educação ambiental
19/09/2013
Em São Paulo, 61% trocariam carro por bom transporte público
19/09/2013

Região do Maciço do Morro da Cruz recebe projeto inovador de moradia

Com uma tecnologia inovadora de construção civil, a Prefeitura de Florianópolis, através da Secretaria de Habitação e Saneamento Ambiental, lançou na manhã desta quarta-feira (18) a construção de 40 casas modulares para a região do Maciço do Morro da Cruz. O custo da obra, incluindo casas e a infraestrutura em torno delas, é de aproximadamente R$ 2,5 milhões. A executora será a construtora WDD Ltda- EPP.
As unidades habitacionais serão construídas com chapas metálicas, que são um isolante térmico e acústico, e as paredes internas e externas são formadas por painéis sanduíches (aço galvalume + Poliuretano (P.U.) + aço galvalume).
A vantagem na escolha deste tipo de obra e material é que sua execução atende às necessidades da área, que é de difícil acesso, com facilidade no transporte do material. O prazo para conclusão dos trabalhos é de aproximadamente oito meses.
A construção acontece em locais pré-determinados, com famílias previamente cadastradas no Projeto do Maciço do Morro da Cruz, que já possuem terreno. As atuais moradias estão em situação de vulnerabilidade e não suportariam somente uma reforma.
O secretário de Habitação Rafael Hahne expôs que a habitação era o processo mais atrasado dentro do projeto do Maciço e que só nestes nove meses da atual administração já foram construídas 62 unidades habitacionais, de um total de 438 que estão previstas. “Fico feliz em ver a crescente evolução do projeto e digo que é muito importante a habitação de interesse social”, falou ele.
O vice-prefeito e secretário de Obras, João Amin, falou que o processo de revitalização do Maciço é um grande avanço para Florianópolis e finalizou agradecendo a parceria do governo do Estado, em especial ao governador Raimundo Colombo, “que tem uma história forte na área social”.
O prefeito Cesar Souza Júnior demonstrou satisfação com a retomada das obras do PAC. Agradeceu ao apoio da Câmara de Vereadores e a parceria com a Caixa Econômica Federal na execução das obras.
Sobre a construção de unidades habitacionais, o prefeito disse: “Hoje são 40, em breve mais 20 que já estão autorizadas. Até o final deste ano, serão 60 moradias construídas.”
Outro anúncio importante feito pelo prefeito é que hoje, onde está o canteiro de obras das casas modulares, será construída a nova Unidade Básica de Saúde do bairro; ao lado, será a estação do teleférico a ser implantado na cidade, que ligará o centro da cidade à UFSC.
“Este é um novo momento para a região. Essas comunidades estão crescendo, estão florescendo e gostaria de agradecer a parceria com o governo do Estado. Quando trabalhamos juntos, quem ganha é a população”, finalizou o prefeito.
O governador Raimundo Colombo disse que esta administração está crescendo e ganhando uma personalidade muito forte. “Devemos vencer os desafios do governo brasileiro, de burocracia, quebrando esta lógica. Reforço aqui que o governo é um parceiro forte, principalmente em ações como esta”, disse.
Além do governador, o lançamento das obras das casas modulares contou com a presença de secretários municipais, vereadores, representantes da Caixa, da construtora responsável pela obra, líderes comunitários, representantes dos conselhos comunitários e membros da comunidade.
(PMF, 18/09/2013)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *