Prefeitura promove projeto Viva a Noite em bares do Centro de Florianópolis
06/09/2013
Mobilidade é desafio nas cidades
06/09/2013

Projeto Viva a Cidade ganha mais força

Sucesso total! A melhor de todas! Sensacional! As opiniões sobre a última edição da Feira de Artes e Usados – promoção da prefeitura de Florianópolis em parceria com a CDL, dentro do projeto Viva a Cidade – são as melhores possíveis. Sol, boas atrações culturais e novos expositores na feira atraíram milhares de pessoas para as ruas do Centro Histórico da capital catarinense.

O encontro dos grupos de boi de mamão foi uma atração à parte. Na esquina das ruas Saldanha Marinho e Victor Meirelles, ao lado da Kibelândia, crianças, jovens, adultos e idosos se divertiram com os personagens tradicionais da cultura açoriana. A interação entre atores e público foi tão completa que muitas vezes era difícil saber quem se apresentava e quem assistia.

Na rua Victor Meirelles, rendeiras mostravam sua arte a moradores e turistas. O casal Osmarina e Paulo fazia esculturas em argila, uma pequena amostra da tradicional cerâmica figurativa, e convidava as crianças a dar forma a bonecos que se apresentavam ali na esquina. Na mesma quadra, banners traziam imagens premiadas na Maratona Fotográfica de Florianópolis. Com calma e muita paciência, Sérgio Martins colava pedacinhos de ladrilhos para compor em mosaico a imagem de uma igreja da ilha. A poucos metros dali, Ivan de Sá comercializava gravuras e réplicas de rótulos de cachaça.

Equipamentos militares e soldadinhos de chumbo

Um segmento que vem ganhando força na feira é o de antiguidades. A cada edição, novos expositores se incorporam ao grupo e trazem novidades surpreendentes. No último sábado, nas imediações da Travessa Ratclif, era possível encontrar equipamentos militares como telefones de campanha, capacetes e até uma máquina de gravar dog tags, aquelas plaquetas de identificação de soldados. Ao lado, ombreiras e cinto do uniforme de gala da Marinha de Guerra argentina na década de 1930 e abotoaduras com motivos chineses.

Na barraca em frente, soldadinhos de chumbo, livros, DVDs e imagens de anúncios publicitários das décadas de 1940 e 1950, diretamente das páginas das Seleções do Reader’s Digest. Noutra mesa, cartuchos de videogame Atari, ícone da década de 80. Uma viagem no tempo.

Visita a outras feiras

Na segunda-feira, em reunião no gabinete do prefeito César Souza Junior, a avaliação de todos os envolvidos na feira é de que o evento vem se tornando a cada dia um sucesso maior. Para o presidente da CDL, a feira vem gerando uma curiosidade nas pessoas, que passam a conhecer melhor a cidade e seu Centro Histórico. “A gente só ama o que conhece”, afirmou.

O secretário de Cultura, Luiz Moukarzel, garantiu apoio à ideia de manter abertos os museus Cruz e Sousa e Victor Meirelles e a Casa da Memória. O prefeito propôs a realização de um torneio de dominó para a região. Em curto prazo, também está prevista a visita a feiras semelhantes em Curitiba, Porto Alegre e Buenos Aires, em busca de ideias a serem implantadas na de Florianópolis.

(CDL, 05/09/2013)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *