Palhoça tem primeiros “edifícios verdes” de Santa Catarina
10/09/2013
Prefeitura faz lançamento oficial da 14ª Fenaostra
10/09/2013

Ponte Hercílio Luz, do sonho à realidade

Artigo de João José Ramos Schaefer, desembargador aposentado e advogado, morador de Florianópolis (DC, 10/09/2013)
Notável o trabalho sobre a Ponte Hercílio Luz lançado no dia 4 último na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, organizado por Marco Aurélio Ramos. Com fotografias numeradas desde as primeiras dos canteiros de obras nas partes insular e continental e com a descrição inicial de aspectos históricos, políticos, econômicos, técnicos e outros, a obra de aprimorada feição gráfica constitui de fato um resgate histórico daquele que o arquiteto Dalmo Vieira considera com razão o maior monumento cultural da história do Estado de Santa Catarina.
A ousadia e a visão de construí-la foram fruto do sonho e da tenacidade de Hercílio Luz, numa época em que a cidade era pouco mais que uma vila e o Estado carente de tantos recursos em ligações rodoviárias e trechos ferroviários. A ponte, já tantas décadas decorridas – na verdade quase um século –, não cansa de ser louvada.
É impressionante o que foi empregado em cimento (da Dinamarca!) e aço (dos EUA) na construção da ponte e a concepção arquitetônica de muitos de seus detalhes.
As 100 fotografias do trabalho ora lançado, tomadas por Felipe Bündgens, com o olhar para o futuro, absolutamente nítidas, são impressionantes. Especialmente as de números 81 e 89 (fotos abaixo): a primeira como se o lado continental da ponte estivesse se apresentando à Capital; e a de nº 89, com as duas torres ligadas por cabos-guias, visão certamente saudada com entusiasmo à época.
A natureza também ajudou, pois colocou em ambos os lados da ponte sólidos rochedos para ancoragem da portentosa estrutura. A ponte, sabemos, não será perpétua, mas revitalizada continuará por muitas e muitas décadas, o símbolo que é do nosso Estado.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *