O impacto ambiental da fumaça química em São Francisco do Sul
30/09/2013
Começa nova etapa de revitalização do Mercado Público de Florianópolis
30/09/2013

O turismo e a polêmica dos clubes de praia

Artigo de Sander de Mira, presidente da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (DC, 30/09/2013)

Em anos passados, sempre perto do verão, era comum ver moradores de cidades do litoral catarinense que se beneficiam com o turismo donos de restaurantes, comerciantes, prestadores de serviços, entre outros reclamarem das revistas nacionais que traziam belas e ensolaradas paisagens do Nordeste destacando aquele como o destino mais adequado para as férias. As reclamações cederam espaço a muito trabalho e investimentos, que possibilitaram a transformação de Santa Catarina em um destino desejado.

Praticamente todo catarinense do litoral e mais especialmente quem vive em Florianópolis é direta ou indiretamente beneficiado pelo turismo. Os visitantes fazem compras, ficam em hotéis ou em casas alugadas, utilizam serviços e deixam recursos importantes. No primeiro trimestre de 2012, os visitantes injetaram mais de R$ 1 bilhão na economia de Florianópolis.

Agora, às vésperas de mais uma temporada, o turismo aparece mais uma vez de forma negativa no noticiário. Os clubes de praia de Jurerê estão no centro da polêmica que abarca algo maior: a alegada resistência dos cidadãos em receber visitantes que seriam causadores de problemas de trânsito e de saneamento. Há um equívoco gritante no raciocínio.

Os problemas de mobilidade, saneamento e segurança já são uma constante no dia a dia do florianopolitano. Não são causados pelos visitantes.Precisamos pensar em projetos de longo prazo para solucionar esses problemas e construir uma cidade melhor aos que nos visitam e principalmente aos moradores. Os recursos do turismo, “indústria” limpa valorizada em todo o mundo, podem ajudar a superar os obstáculos nesta jornada.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *