Dia Mundial Sem Carro 2013 contará com eventos na UFSC e no Trapiche Beiramar
18/09/2013
Passe livre e tarifa social devem beneficiar mais de 50 mil pessoas com novo edital do transporte coletivo de Florianópolis
18/09/2013

"Ninguém vai ser demitido", garante prefeito de Florianópolis ao anunciar nova licitação do transporte coletivo

Edital da nova licitação do transporte coletivo de Florianópolis será publicado na próxima segunda-feira no Diário Oficial do município. O anúncio foi feito pelo prefeito Cesar Souza Júnior, durante coletiva de imprensa na tarde desta terça-feira para apresentar o Sistema Integrado de Mobilidade (SIM).
O novo plano para desafogar o modo como se dá a circulação de pessoas na Capital, conta com obras e projetos de curto a longo prazo, com recursos do município, Estado e União.
O edital de licitação prevê uma tarifa mais barata já no primeiro ano de implantação, um centro de controle e informação para o usuário, frota moderna e a manutenção dos trabalhadores atuais.
— Ninguém vai ser demitido. Pode haver uma mudança de função e isto vai depender da empresa que vencer a concorrência, mas ninguém vai perder o seu emprego — adiantou o prefeito.
Cesar avisou que o novo edital será publicado no diário oficial do município ainda na sexta-feira, mas o documento deve passar sob análise do Tribunal de Contas do Estado (TCE), ao mesmo tempo que poderá receber críticas do público.
Entenda o caso
Em fevereiro de 2009 venceu o contrado com as cinco empresas (Transol, Canasvieiras, Insular, Estrela e Emflotur) que operam o serviço de transporte coletivo na Capital. Desde então, eles trabalham em contrato de emergência.
A nova licitação do transporte coletivo em Florianópolis vem sendo elaborada desde abril. O edital define que uma só empresa ou um consórcio de empresas deverá operar o serviço na Capital por 20 anos. A vencedora não será mais remunerada por quilômetros rodados, mas pela qualidade do serviço prestado.
A promessa da Prefeitura é de tarifa reduzida _ no máximo R$ 2,60 _ sistema integrado nos pontos e não somente nos terminais e frota com 447 ônibus acessíveis para portadores de necessidades especiais, com GPS, câmera de monitoramento. A companhia também deverá aceitar a redução dos lucros para 6% do valor arrecadado.
SIM
Entre as obras do Sistema Integrado de Mobilidade estão o teleférico que vai ligar a UFSC ao Centro, passando pelo Maciço do Morro da Cruz, o anel viário com corredor exclusivo para ônibus BRTs, através da ampliação da Rua Deputado Antônio Edu Vieira, no entorno da UFSC e mudanças na Avenida Beira-Mar Norte.
(DC, 17/09/2013)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *