Obras em Florianópolis serão escolhidas pela população
26/09/2013
Prefeitura debate Plano Diretor em oficinas e reuniões
26/09/2013

Artigo de Doreni Caramori Jr, empresário e Presidente do COMDES (DC, 26/09/2013)
A edição do DC de sábado trouxe uma informação que merece a atenção de todos: o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) aceitou o EIA/Rima apresentado pela Autopista Litoral Sul, e agora a concessionária da BR-101 tem 45 dias para organizar as audiências públicas sobre a construção da alça de contorno da Grande Florianópolis. O avanço no processo vitória da sociedade, que se uniu para pressionar e evitar que a obra atrasasse ainda mais é motivo de comemoração, mas não dá margem para relaxamento.
Pelo contrário: a união popular que teve como face mais visível a assunção da bandeira “alça de contorno” pelas mais de 30 entidades que formam o Conselho Metropolitano para o Desenvolvimento da Grande Florianópolis (Comdes) deve ser mantida e fortalecida. Juntos, fizemos o anseio dos catarinenses ser ouvido pela ANTT e pelo Ministério dos Transportes. Agora o momento é de estimularmos ainda mais a participação popular na discussão, vital para a mobilidade da região.
A BR-101 está transformada em uma espécie de via urbana no trecho que corta Palhoça, São José e Biguaçu – o impacto sobre Florianópolis se dá pelo estrangulamento do acesso à Via Expressa. Nessa área, o intenso trânsito das cidades passa pela rodovia federal e é prejudicado ainda mais pelo ir e vir de caminhões que ali trafegam no sentido Norte-Sul/Sul-Norte mas não têm qualquer uma dessas cidades como destino.
O essencial é garantirmos a participação da comunidade nas audiências públicas que serão marcadas nas próximas semanas. A manifestação da opinião de todos e o acompanhamento próximo das discussões serão essenciais para que o cronograma do projeto não sofra novos atrasos.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *