Prefeitos conhecem Plano Diretor de Florianópolis
27/09/2013
tAgenda de 30 de setembro até 06 de outubro de 2013
27/09/2013

A apresentação do Plano Diretor de Capital, na sede do Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (Ipuf), ontem de manhã, refletiu na decisão de quatro prefeitos da Grande Florianópolis de discutir mobilidade urbana em conjunto. O anteprojeto do Plano Diretor será entregue na Câmara de Vereadores no dia 18 de outubro. O prefeito de Florianópolis, Cesar Souza Junior, e o superintendente do Ipuf, Dalmo Vieira Filho, deixaram claro que o futuro da cidade depende de ações conjuntas entre as prefeituras daquela que, em breve, será novamente chamada de Região Metropolitana: Florianópolis, São José, Biguaçu e Palhoça.
A mobilidade foi o ponto central das discussões em torno do Plano Diretor. Vieira falou sobre quatro premissas e 11 diretrizes que resumem o projeto. Explicou sobre a preservação do meio ambiente e das paisagens da cidade, criação de centros em todo o município, valorização do entorno da Ponte Hercílio Luz, vocação marítima da cidade e criação de parques urbanos. Mas todas as falas se concentraram no Sistema Integrado de Mobilidade (SIM), também apresentado na ocasião.
Licitações no transporte público dão a partida
Todos os quatro municípios da região devem passar por uma licitação do transporte público. O modelo instituído com a nova licitação na Capital e com as obras previstas para curto, médio e longo prazo, chamaram a atenção das lideranças. De acordo com José Natal Pereira, vice-prefeito e secretário de Infraestrutura de São José, há vontade de melhorar a integração dos ônibus entre os municípios. Camilo Martins, prefeito de Palhoça, levantou que hoje os moradores têm de entrar na Ilha para poder voltar e parar no Estreito, por exemplo.
– No plano há várias questões a serem discutidas, mas o sistema viário é o que interessa aos quatro municípios – revela José Castelo Deschamps, prefeito de Biguaçu.
Uma dúvida levantada foi a funcionalidade do Terminal de Capoeiras, atualmente desativado, mas com planos de reativação dentro do SIM. Os quatro administradores assinaram um termo de cooperação técnica e decidiram fazer uma reunião mensal com pautas pré-estabelecidas.
– Já conversei com o governador para que seja recriada a Região Metropolitana e, assim que for inaugurado o novo prédio da Associação dos Municípios, devemos ter um espaço reservado para as discussões – disse Cesar Junior.
Abre aspas
CESAR SOUZA JUNIOR, prefeito de Florianópolis
“O Plano Diretor de Florianópolis não pode ser tratado separadamente dos outros municípios. É inconcebível deflagrar esses processos sem mostrar aos prefeitos. Com isso criamos um único código urbanístico para a região e decidimos em conjunto. Um sonho é integrar os ônibus.”
JOSÉ CASTELO DESCHAMPS, prefeito de Biguaçu
“Temos de estudar uma via que abrace Palhoça, Biguaçu, São José e Florianópolis e possa operar consorciada com os municípios. Um sistema viário na Orla, sem medo de errar. Também temos que discutir a questão dos resíduos sólidos e estudar novas tecnologias para dar destinação correta.”
JOSÉ NATAL PEREIRA, vice-prefeito de São José
“A apresentação mostra os melhoramentos para a cidade com qualidade de vida. Mas acho que, com o aquecimento global, não vejo que a solução seja o asfalto. Além disso, acredito que deveria haver uma via única para motos no acesso à Ilha”
CAMILO MARTINS, prefeito de Palhoça
“Na região, o principal problema é a mobilidade. Acho que uma boa medida a curto prazo é incluir um acesso exclusivo para ônibus rumo a Florianópolis. Como o transporte ficará mais rápido, isso vai atrair mais usuários, diminuindo o número de motos em trânsito, por exemplo.”
Principais pontos do Plano Diretor
– Preservação do meio ambiente com fiscalização efetiva
– Proteção das encostas
– Valorização de conjuntos urbanos de valor cultural
– Preservação das paisagens
– Criar centros no município para evitar conflitos de vizinhança
– Construção de núcleos urbanos planejados
– Equilíbrio na ocupação do solo
– Soluções integradas de mobilidade urbana
– Desenvolvimento da SC-401
– Uso da Ponte Hercílio Luz para o transporte coletivo e criação de parques e decks no entorno
– Recuperação das conexões marítimas
– Criação de parques urbanos centrais, como no Aterro da Baía Sul e no Aterro Continental Sul
– Requalificação Urbana do Centro Histórico
– Vivências nas Vias Expressas
O SISTEMA INTEGRADO DE MOBILIDADE (SIM)
– Licitação do transporte de Florianópolis
– Construção do anel viário Volta ao Morro e teleférico
– Colocação de faixa preferencial para ônibus e ciclovia na Avenida Ivo Silveira
– Duplicação da SC-403
– Novo acesso ao Sul da Ilha
– Nova Zona Azul
– Priorização do transporte coletivo
– Restrição de veículos pesados no horário de pico
– Novo sistema de táxi
– Rede cicloviária
– Terminal de Capoeiras como alimentador Continental
– Elevado Canasvieiras
– Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI)
– Quadruplicação da Via Expressa
– Duplicação da Admar Gonzaga
– Nova ponte da Lagoa da Conceição
– Corredor BRT Sul e Norte
AGENDA DO PLANO DIRETOR
– 25 de setembro a 8 de outubro: oficinas técnicas em 21 localidades de Florianópolis
– 9 a 15 de outubro: reuniões regionais
– 17 de outubro: 2a Conferência da Cidade l Audiência Pública
– 18 de outubro: envio do Plano Diretor para tramitação na Câmara de Vereadores
– Calendário completo: www.pmf.sc.gov.br/entidades/ipuf
(DC, 27/09/2013)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *