As baleias: o uso do litoral catarinense para o turismo
06/09/2013
Ônibus: TCE faz auditorias na Capital
06/09/2013

Falta de infraestrutura é uma das causas apontadas para queda do movimento náutico

A temporada de verão de 2014 e 2015 será desfavorável para o turismo de cruzeiros, com queda de 90% da chegada de embarcações no litoral catarinense. É o que projeta o GT Náutico de Santa Catarina, que fomenta o desenvolvimento do
setor no Estado. Entre as justificativas para a queda brusca da chegada dos cruzeiros estão as altas taxas portuárias, o preço do combustível e as deficiências na prestação de serviços e infraestrutura.
“Isto vai enfraquecer significativamente a temporada que está por vir”, alertou o presidente do GT Náutico e da Acatmar (Associação Náutica Catarinense para o Brasil), Mané Ferrari. O panorama foi apresentado por ele em uma reunião com os secretários de Turismo de Itajaí, Porto Belo, Tijucas, Joinville, Balneário Rincão e Florianópolis.
Para o presidente da fundação de turismo de Porto Belo, Antônio Carlo Lopes, os principais armadores do mundo estão deixando de operar na cidade, que, segundo ele, tem uma das estruturas mais completas para receber cruzeiros na América Latina. “Para citarmos um exemplo, a empresa Ibero Cruzeiros, gigante do setor, dispunha de três navios passando por Santa Catarina. Para o verão 2013/2014 a previsão é de apenas um”, lamentou. Ele lembrou ainda que a empresa Cruzeiros Costa reduziu pela metade o número de navios no nosso litoral. A justificativa para isso é que outros países da América Latina são mais atrativos, mesmo em crise. “A falta de terminais de cruzeiros alfandegados em Porto Belo e Florianópolis também contribuem para a redução dos navios”, completou.
(ND, 06/09/2013)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *