Projeto Orla reúne comunidade na região Central
18/09/2013
"Ninguém vai ser demitido", garante prefeito de Florianópolis ao anunciar nova licitação do transporte coletivo
18/09/2013

Dia Mundial Sem Carro 2013 contará com eventos na UFSC e no Trapiche Beiramar

No dia 22 de setembro, será celebrado o Dia Mundial Sem Carro, movimento criado na Europa em 1997 e que se espalhou pelo mundo como uma data para as pessoas refletirem sobre o uso excessivo do veículo individual motorizado. É um dia para as pessoas utilizarem ônibus, bicicletas, caminhadas e formas sustentáveis de deslocamento para chegar ao seu destino. A exemplo da edição realizada em 2012, haverá esse ano, na sexta feira, 20, e no domingo, 22 de setembro, uma série de eventos em apoio ao Dia Mundial Sem Carro, entre eles a IIª Circunferência sobre Mobilidade Urbana da Grande Florianópolis e a Maratona Intermodal.
IIª Circunferência sobre MobilidadeUrbana – sexta‐feira, 20 de setembro – UFSC
A IIª Circunferência sobre Mobilidade Urbana da Grande Florianópolis é uma iniciativa da organização RITMOS DAS CIDADES – Rede pró Infraestrutura, Transporte, Mobilidade e Segurança no trânsito ‐ em parceria com diferentes organizações relacionadas à educação, aos movimentos sociais, aos serviços públicos e à tecnologia. Uma estrutura criativa, formada por 12 circunferências, abrigará no Centro de Eventos da UFSC a programação, elaborada para levar aos visitantes todo tipo de experiência em torno dos temas da mobilidade urbana. O público presente poderá conhecer alguns projetos em andamento para a cidade de Florianópolis, observar exposições, ouvir e debater com especialistas,assistir a vídeos e conhecer ferramentas para melhorar sua mobilidade cotidiana na cidade.
As Circunferências contarão com a presença de autoridades, especialistas, ativistas e estudantes. Além dos diálogos, palestras e exibições, haverá um espaço livre, apelidado de “palanquinho” para as pessoas que se inscreverem com a intenção de expor ideias ou relatar problemas relacionados ao trânsito em sua comunidade.
A IIª Circunferência sobre Mobilidade e a Maratona Intermodal são iniciativas criadas em apoio às campanhas Década Mundial de Ações para a Segurança no Trânsito, da ONU, à Semana Nacional de Trânsito 2013, do Denatran e ao Dia Mundial Sem Carro. A “Circunferência” no título do evento remete ao seu formato circular, representando a interdependência e a interatividade necessárias para que pessoas, organizações e instituições construam cidades mais inteligentes.
Maratona Intermodal – domingo, 22 de setembro – Trapiche Beiramar
Tratando‐se do Dia Mundial Sem Carro, os moradores da Grande Florianópolis serão desafiados no domingo 22, entre as 10 e as 16 horas, a percorrer o trajeto da sua casa até o Trapiche da Beiramar de forma sustentável, utilizando ao menos três diferentes meios de transporte: é a Maratona Intermodal. Aqueles que utilizarem o maior número de modalidades sustentáveis e forem mais criativos serão premiados pela organização ao final do evento. A entrega dos prêmios será realizada no Trapiche da Avenida Beiramar Norte, às 18 horas. É necessário documentar o trajeto percorrido com fotos ou vídeo para participar. A ideia é mostrar que é possível mudar os hábitos em prol da mobilidade sustentável e a participação é gratuita. A participação é gratuita e as inscrições poderão se feitas no hotsite da RITMOS ou no local, a partir das 10 da manhã.
SERVIÇO
O que: IIª Circunferência sobre Mobilidade Urbana da Grande Florianópolis
Quando: sexta feira, 20, das 10h às 18h
Onde: UFSC – Trindade [Centro de Eventos]
O que: IIª Maratona Intermodal
Quando: Domingo, 22 de setembro, das 10h às 18h
Onde: Trapiche da Avenida Beiramar Norte
(Ritmo das Cidades, 16/09/2013)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *