Laudo aponta que cinco beach clubs de Jurerê Internacional estão construídos em terreno de marinha
19/09/2013
“Só temos um caminho: a priorização do transporte coletivo”, diz prefeito de Florianópolis
19/09/2013

Comissão pede mais prazo para entregar relatório da duplicação da Edu Vieira

Oito consensos e uma discordância. É o saldo da análise da comissão coordenada por técnicos da UFSC, representantes da prefeitura e do Conselho Comunitário do Bairro Pantanal sobre as propostas de duplicação da Rua Deputado Antônio Edu Vieira — um dos principais acessos ao campus, que sofre com os congestionamentos.
Em reunião na tarde desta quarta-feira, a comissão votaria a minuta da preliminar do relatório a ser entregue ao Conselho Universitário da UFSC no dia 27. Mas a comissão decidiu pedir mais prazo para finalizar o relatório e para apresentar novamente à comunidade, a fim de tirar as dúvidas dos moradores.
Segundo o coordenador da comissão, Carlos Roberto Vieira, o grupo aguarda o retorno da reitora da UFSC, Roselane Neckel, do exterior para redefinir o cronograma. O conselho deveria votar na primeira semana de outubro a proposta para autorizar a desapropriação de um terreno de 26 mil metros quadrados, pertencente à União, para dar o aval para a obra. Agora, a votação deve ser prorrogada para o dia 8.
Os técnicos da UFSC e a comunidade querem seguir as diretrizes da lei de mobilidade urbana, para estimular o uso do transporte coletivo, privilegiando ciclovias e calçadas. A comunidade do Bairro Pantanal há décadas é resistente à obra, porque não quer transformar a via numa extensão da Beira-Mar Norte. Entre o ponto de discordância está a extensão e em como será feito o alargamento da via, num trecho de 470 metros, entre a Rua Pedro Vieira Vidal até a Eletrosul. A proposta defendida pela comunidade pede o alargamento de 23 metros da rua, com ciclovia, calçadas e corredor de ônibus. A da prefeitura pede 30 metros.
Segundo o secretário adjunto de Obras, Domingos Zancanaro, para obter recursos do PAC 2, a prefeitura tem de entregar o projeto na Caixa Econômica Federal no início de outubro. O valor estimado da obra é de R$ 20 milhões. A duplicação da Edu Vieira vai compor no futuro o anel viário de 14,9 quilômetros em torno do Morro da Cruz.
(DC, 18/09/2013)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *