Publicados editais para ambulantes na temporada de verão 2013/2014
19/08/2013
Quarta ligação Ilha-Continente retorna à discussão segunda-feira (19/08) no governo
19/08/2013

Perigos ao andar de bicicleta na Capital são vistos de perto pelo Prefeito

Volta para casa sobre duas rodas deu ao prefeito da Capital uma noção dos problemas enfrentados por quem decide deixar o carro na garagem e pegar a bicicleta. Depois de chegar em casa ele prometeu melhorias para os ciclistas.
Voltar de bicicleta para casa após o trabalho serviu para o prefeito de Florianópolis, Cesar Sousa Junior, saber o que enfrentam diariamente centenas de ciclistas nas entupidas ruas da Capital e confirmar que a mobilidade urbana é uma questão que requer solução imediata.
Pela primeira vez, na sexta-feira passada, Sousa Jr. usou uma bicicleta para sair do prédio da prefeitura até sua casa no Bairro João Paulo – nove quilômetros no qual passou por vias esburacadas, calçadas em mau estado e disputa por espaço com outros veículos. No momento mais crítico, o prefeito relatou precisar parar a bicicleta para não correr o risco de ser atingido por um ônibus na Beira-Mar Norte.
A situação foi muito semelhante a que vitimou a estudante de Oceanografia da UFSC Lylyan Karlinski Gomes, de 20 anos, quando estava seguindo para a aula.
– A gente encarou com profundo pesar e nos mostrou que ainda temos um longo caminho a percorrer para dar mais segurança aos ciclistas – disse o prefeito sobre a morte da estudante.
Prefeito promete melhorias para ciclistas
Depois da aventura, Sousa Junior disse que a prefeitura vai agir em duas frentes. Nas pequenas obras, informou que vai se reunir até o fim da semana com associações de ciclistas para definir os dois roteiros mais utilizados pelos ciclistas. Prometeu que os trechos passariam por reparos, como rebaixamento de calçadas, nivelamento de bueiros e aumento da sinalização.
Na outra ponta, promete a conclusão de obras maiores. A finalização da ciclovia da Osni Ortiga, na Lagoa, e também a construção de um sistema cicloviário da Universidade Federal de Santa Catarina, criando uma rota entra a Udesc e a federal. A obra integrará a duplicação da Rua Deputado Antônio Edu Vieira, que Cesar diz ter expectativa de iniciar a licitação neste segundo semestre de 2013.
– Nos comprometemos em executar a ciclovia dentro da universidade e, em paralelo, pleiteamos a seção da área para a duplicação da deputado Antônio Edu Vieira. O Conselho Universitário ainda não emitiu um parecer definitivo, mas a informação que tenho é muito positiva – disse o prefeito.
Para o segundo semestre, a prefeitura informou que irá relançar o processo licitatório para a locação de bicicletas e que irá readequar a licitação para buscar empresas interessadas.
(DC, 19/08/2013)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *