Rio Tavares é opção provisória para saneamento
13/08/2013
Desenvolvimento sustentável terá cinco linhas de ação, diz ministra
14/08/2013

Duplicação da Rua Edu Vieira, na Trindade, é recomendada por comissão

Quase quatro décadas depois, prefeitura de Florianópolis e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) ensaiam pôr fim às discussões sobre a duplicação da Rua Deputado Antônio Edu Vieira – um dos principais acessos ao campus e ponto frequente de congestionamento. O caso será sacramentado daqui um mês, quando o conselho da UFSC votará se aceita que uma área de 26 mil metros quadrados seja doada para as obras.
A tendência é pela aprovação, porém o Executivo terá que se submeter a duas imposições: garantir que a duplicação seja completa (e não apenas no trecho da universidade) e se comprometer com um projeto que inclua espaços exclusivos para ciclistas, pedestres e ônibus.
É o que diz um relatório que subsidiará a decisão dos conselheiros da universidade, no dia 13 de setembro. Uma comissão foi criada em abril para acabar com o impasse que se arrasta desde 1976. O grupo é coordenado por técnicos da UFSC e inclui representantes da prefeitura e do Conselho Comunitário do Bairro Pantanal. A decisão antecipada se deve a uma alteração no cronograma, que previa para hoje a votação do conselho.
– Não é que a universidade estivesse se negando a doar a área. Nós queremos é um projeto com olhos para o futuro – esclarece Carlos Roberto Vieira, coordenador da comissão.
Projeto de ciclovia está sob análise
A partir da próxima semana a comissão vai analisar um projeto apresentado pela universidade que prevê construção de 10 quilômetros de ciclovia, no entorno e dentro do campus, interligando seis bairros. Isso porque o grupo quer garantir que as ciclovias incluídas no projeto de duplicação da Edu Vieira estejam conectadas com as que serão construídas em paralelo.
O pacote de vias direcionadas aos ciclistas foi apresentado pela reitoria da UFSC ao prefeito Cesar Souza Junior em julho. A obra demandaria mais R$ 2 milhões custeados pelo município. O prefeito prometeu que as duas obras seriam executadas juntas.

(DC, 13/08/2013)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *