Consumo sustentável: “São as ações individuais que fazem o Plano dar certo na ponta”
28/08/2013
Políticas públicas para igualdade racial serão tema de conferência na Capital
28/08/2013

Cursos gratuitos de qualificação profissional são oferecidos pelo IFSC

Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) está com inscrições abertas até o dia 15 de setembro para cursos de qualificação profissional, ofertados na modalidade Formação Inicial e Continuada (FIC). Ao todo são 527 vagas em 12 cidades: Canoinhas, Capivari de Baixo, Cabo Frio (RJ), Criciúma, Florianópolis, Itajaí, Lages, Praia Grande, São Miguel do Oeste, Tubarão, Palhoça e Xanxerê. Todos os cursos são gratuitos e não há cobrança de taxa de inscrição.
Os cursos possuem pré-requisitos variados. Alguns deles, por exemplo, são vinculados ao Programa Mulheres Mil. Neste caso, só podem se inscrever mulheres com idade mínima de 18 anos.
Os cursos oferecidos na modalidade Formação Inicial e Continuada são cursos de qualificação, de formação e aperfeiçoamento profissional de curta duração. Apenas o curso oferecido pelo câmpus Palhoça Bilíngue funciona integrado às séries finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano). Ofertado na modalidade Proeja/FIC, o curso é voltado para pessoas que não concluíram o ensino fundamental em idade regular. Para se inscrever, é necessário ter no mínimo 15 anos e ter concluído a primeira etapa do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano).
Pessoas com dificuldades financeiras para frequentar os cursos podem contar com a assistência estudantil oferecida pelo IFSC. Após estar matriculado na instituição, o aluno pode solicitar um auxílio financeiro para cobrir suas despesas durante as aulas.
As inscrições devem ser feitas no site www.ingresso.ifsc.edu.br. Para aqueles que não tiverem acesso à Internet, há computadores disponíveis nos locais onde os cursos serão ofertados. O processo seletivo consiste em análise socioeconômica ou sorteio público, dependendo do curso. Já a listagem dos candidatos selecionados será divulgada no dia 18 de setembro.
Confira abaixo os cursos ofertados em cada município:
Canoinhas
Informática Básica – 30 vagas
Capivari de Baixo
Zelador (Programa Mulheres Mil) – 4 vagas
Cabo Frio – RJ (parceria com o Instituto Federal Fluminense)
Introdução ao Monitoramento de Algas Nocivas e Ficotoxinas – 20 vagas
Criciúma
Zelador (Programa Mulheres Mil) – 30 vagas
Florianópolis
Cuidador de Idoso – 30 vagas
Treinamento de Manipuladores de Alimentos – 144 vagas
Itajaí
Desenho Técnico Mecânico em Solidworks – 20 vagas
Leitura e Interpretação de Desenho Técnico – 25 vagas
Lages
Zelador (Programa Mulheres Mil) – 32 vagas
Palhoça
Proeja/FIC: Ensino Fundamental Bilíngue Libras/Português com Profissionalização em Fotografia Digital: Edição de Imagens – 12 vagas
Praia Grande
Aspectos da Geologia e Geomorfologia do Geoparque Caminho Cânions do Sul – 25 vagas
São Miguel do Oeste
Modelagem Básica – 20 vagas
Tubarão
Zelador (Programa Mulheres Mil) – 15 vagas
Xanxerê
Boas Práticas para Manipuladores de Alimentos – 120 vagas
Para mais informações sobre os cursos, os editais de seleção podem ser consultados através do site www.ingresso.ifsc.edu.br, ou com o Departamento de Ingresso pelo telefone 0800 722 0250. A ligação é gratuita.
(Adjori SC, 26/08/2013)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *