Atraso de obras vai impactar na tarifa de pedágio da BR-101
14/08/2013
Comissão de Transportes aprova PL que cria a Semana de Mobilidade Urbana
14/08/2013

Criação de um sistema cicloviário no Estado, estimulando o uso de bicicletas, é proposta de Hinnig

Defensor de soluções efetivas para o caos diante da falta de mobilidade urbana na Grande Florianópolis, o deputado estadual Renato Hinnig acaba de protocolar projeto de lei para criação do Sistema Cicloviário no Estado de Santa Catarina, além de outras providências. Segundo Hinnig, a criação do sistema é um incentivo ao uso de bicicletas para o transporte, contribuindo para o desenvolvimento de mobilidade urbana sustentável. “O transporte por bicicletas deve ser incentivado em áreas apropriadas, e abordado, como modo de transporte para as atividades do cotidiano, devendo ser considerado modal efetivo na modalidade da população”, explica.
O projeto de lei foi protocolado na Assembleia Legislativa da Santa Catarina na quarta-feira (7), pelo parlamentar. Através do projeto objetiva-se melhorar as condições de tráfego e guarda para os usuários de bicicletas.
A partir de agora, Hinnig busca contribuições e apoio dos segmentos interessados para garantir a aprovação do projeto no legislativo catarinense. Por meio de campanha na Internet, o deputado já conta com cerca de 300 assinaturas virtuais. Na próxima quarta-feira (14), ele abordará o assunto em sessão plenária.
De acordo com o projeto, o sistema cicloviário do Estado deverá articular o transporte por bicicleta com um sistema integrado de transporte de passageiros, viabilizando os deslocamentos com segurança, eficiência e conforto para o usuário; implementar infra-estrutura para o trânsito de bicicletas e introduzir critérios de planejamento para a implantação de ciclovias ou ciclofaixas nos trechos de rodovias em zonas urbanizadas, nas vias públicas, nos parques e em outros espaços naturais; agregar aos terminais de transporte coletivo urbano infra-estrutura apropriada para a guarda de bicicletas; promover atividades educativas visando a formação de comportamento seguro e responsável no uso da bicicleta e, sobretudo no uso do espaço compartilhado com os demais veículos; promover o lazer ciclístico e a conscientização ecológica, entre outros.
Caberá ao Departamento Estadual de Trânsito – DETRAN e a Secretaria de Infra-Estrutura do Estado de Santa Catarina, consolidar o programa de implantação o Sistema Cicloviário do Estado de Santa Catarina.
O projeto completo está disponível no site:www.deputadorenato.com.br
Para assinatura virtual: http://www.avaaz.org/po/petition/CICLOVIAS_SEGREGADAS_EM_TODAS_AS_RODOVIAS/?launch
Saiba mais: O deputado Renato Hinnig, enquanto secretário de Estado de Desenvolvimento Regional da Grande Florianópolis, foi o criador do Grupo Gestor de Mobilidade Urbana. Através do grupo foi contratado o estudo que resultará no plano de mobilidade para a região. O grupo também acompanha todas as etapas da Manifestação Pública de Interesse lançada pelo Governo do Estado e que no próximo dia 19 de agosto receberá três projetos com soluções efetivas de mobilidade. Um dos projetos deverá ser licitado até o final deste ano.
(SDR Grande Florianópolis, 13/08/2013)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *