Estudo mostra as carências da BR-101
02/08/2013
Inscrições abertas para seminário sobre saneamento promovido pelo COMDES nesta sexta-feira (02/08) na Capital
02/08/2013

Beira-mar Continental será fechada para os carros aos domingos

Depois de permitir que uma via entre os bairros Itaguaçu e a avenida Beira-mar Continental, no Estreito, se tornasse exclusiva para ciclistas aos domingos, a prefeitura de Florianópolis vai ampliar as possibilidades de lazer para este dia. Foi aprovado ontem pelo poder público que no mesmo horário da Ciclofaixa de Domingo, as 8h às 17h, nenhum carro trafegará pela Beira-mar Continental. As faixas de rolamento estarão disponíveis para qualquer atividade de lazer. A ação começa neste domingo (4).
Para garantir a segurança dos moradores e visitantes, o secretário do Continente, João Batista Nunes, explica que a Guarda Municipal permanecerá durante todo o período fiscalizando para que não aconteçam atividades que possam prejudicar os participantes. “Não teremos problemas com o trânsito, afinal, aos domingos, o fluxo é menor e as ruas paralelas à Beira-mar Continental podem absorver esses carros sem problemas”, comentou o secretário.
A novidade divide a opinião de quem frequenta o espaço. Para a dona de casa Rosângela Fontana, 48, deixar a avenida livre de carros aos domingos é importante para que a filha Natalhi, 4, possa correr e brincar com segurança. “Eu também costumo trazer meus cachorros e preciso ficar sempre de olho para que eles não corram no meio dos carros”, observou. O jornalista Vinícius Morandi, 29, também aprovou a iniciativa que, para ele, evitará acidentes. “Aos domingos o espaço para caminhar e andar de bicicleta fica cheio. É fácil acontecer algum acidente por causa da movimentação grande”, completou.
Por outro lado, as irmãs Soely Osório, 72, e Irene Possas, 60, não vêem necessidade de fechar todas as vias aos domingos. “Acho que já tem espaço suficiente para o pessoal andar de bicicleta e brincar”, contestou Irene.
Propostas para melhorar a Ciclovia de Domingo
O primeiro dia de funcionamento da Ciclofaixa de Domingo, no último dia 28, foi aprovado pela comissão que organizou o evento. Secretaria do Continente, Guarda Municipal e Ipuf (Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis) enviaram representantes ontem para uma reunião de avaliação do projeto. Neste domingo a ação acontecerá no mesmo horário, das 8h às 17h nos com uma via fechada para carros nos 5km que separam a praia de Itaguaçu e a avenida Beira-mar Continental.
O secretário do Continente, João Nunes Batista, explica que há pontos a serem melhorados. “Queremos avaliar a possibilidade de colocar banheiros químicos em pontos específicos e também permitir que vendedores de água de coco e outros itens possam se instalar na região”, exemplificou o secretário.
Assim que for consolidada no Continente, a intenção da prefeitura é ampliar a Ciclofaixa de Domingo para outras regiões da Capital. O superintendente do Ipuf, Dalmo Vieira Filho, destacou que há intenção de melhorar a passarela da ponte Pedro Ivo Campos para integrar a avenida Beira-mar Norte no projeto.
(ND, 01/08/2013)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *