Avaí e Figueirense participam do Programa Adote uma Praça
01/08/2013
FloripAmanhã organiza oficina “Construindo uma Visão de Futuro para Florianópolis”
01/08/2013

Adote uma Praça passa a integrar novo projeto da Prefeitura Viva a Praça

O Programa Adote uma Praça, parceria entre Associação FloripAmanhã e Floram em vigor desde 2007 responsável pela revitalização e manutenção de espaços públicos pela iniciativa privada, agora passa a integrar um projeto mais amplo de qualificação dos espaços públicos e incentivo à convivência, o Viva a Praça. O lançamento do novo projeto do IPUF – Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis foi realizado na segunda-feira (29), no Teatro da Ubro. A presidente da FloripAmanhã, Zena Becker, participou da solenidade, destacando a importância da adoção de Praças para a segurança e qualidade de vida da população.

“Com espaços bem cuidados e iluminados, a comunidade passa a frequentar e aumenta a segurança destes locais. Na Praça XV, antes da revitalização e adoção havia até quatro ocorrências policiais por dia, hoje acontece em média uma por mês”, revela Zena Becker. “Já andamos muito buscando parceiros da iniciativa privada para melhorar os espaços públicos da a nossa cidade, mas não tiramos a responsabilidade do poder público pela segurança, iluminação e assistência social aos moradores de ruas”, ressaltou em sua fala a presidente da FloripAmanhã.
Participaram do lançamento o Prefeito Cesar Souza Júnior, o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Dalmo Vieira Filho, o secretário municipal de Habitação e Saneamento Ambiental, Rafael Hahne, o superintendente da Floram, Volnei Ivo Carlin, O superintendente adjunto Floram, Bruno André de Souza, a Superintendente Adjunta do IPUF, Vanessa Maria Pereira, o vereador Ricardo Vieira e representantes de associações de moradores e outras entidades. “A FloripAmanhã foi muito importante na concepção deste projeto, uma parceria público-privada que funciona”, discursou o Prefeito César Souza Júnior.
O projeto prevê melhorias nas 130 praças já existentes em toda a área de abrangência do município, incluindo Ilha e Continente, além de adoção de novos espaços durante a gestão do prefeito Cesar Souza Júnior. “Na prática, queremos mais do que dobrar o número de praças em quatro anos”, informa a Superintendente Adjunta do IPUF, Vanessa Maria Pereira.
O projeto também prevê a elaboração de um Plano de Áreas Verdes, criação de uma rede de espaços públicos integrada e articulada com o sistema de mobilidade urbana, assim como a criação de uma Comissão de Praças e Espaços Públicos que analise as novas intervenções sob a coordenação da Floram (Fundação Municipal de Meio Ambiente de Florianópolis).
Os empresários interessados na adoção, além de receberem um diagnóstico completo da situação da praça, terão acesso aos parâmetros de qualidade estabelecidos de acordo com a disponibilidade do adotante e necessidades de cada local. Quem aderir, receberá uma certificação oficial, além de ter sua marca divulgada no próprio espaço.
Os adotantes serão selecionados de acordo com o melhor projeto e investimento, através de chamada pública, em processo a ser realizado pela Floram em parceria com a Associação FloripAmanhã. Ainda participam do Projeto as Secretarias Municipal de Habitação e Saneamento Ambiental, Obras, do Continente e do Turismo.

Prioridades

Inicialmente, foi criada uma lista com 31 espaços públicos que são prioritários para adoção através do Adote uma Praça – Viva a Praça:
Novas Praças:
Praça no Santos Dumont- Carianos
Praça no Panaia- Carianos
Praça do Sol- Tapera (Rua do Juca)
Parque Ponta do Pitoco- Lagoa da Conceição
Mirante da Barra da Lagoa
Praça no bairro João Paulo
Espaços público para recuparação:
Praça Getúlio Vargas- Centro
Largo da Alfêndega- Centro
Praça Bulcão Viana- Centro
Praça Fernando Machado- Centro
Praça dos Namorados- Centro
Praça de Portugal- Centro
Praça José Mauro da Costa Ortiga- Centro
Praça Professor Seixas Neto- Agronômica
Praça República da Grécia- Agronômica
Praça Santos Dumont- Trintade
Praça Agenor Póvoas Junior- Trindade
Praça Abdon Batista- Saco dos Limões
Praça Breno Pinheiro Valadares- Córrego Grande
Praça Padre José Anchieta- Córrego Grande
Praça Maria Tereza Kock- Santa Mônica
Praça Caiçara- Itacorubi
Praça Pio XII- Lagoa da Conceição
Praça Antônio Machado- Monte Verde
Praça Djair Kurt- Monte Verde
Praça Osni Ferreira- Monte Verde
Sede do Parque do Maciço do Morro da Cruz
Mirante do Morro da Cruz

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *