5 lugares para acolher a história em Florianópolis
05/08/2013
Sapiens Parque é uma cidade de inteligência tecnológica dentro de Florianópolis
05/08/2013

A quatro meses da abertura da temporada de verão, prefeitura planeja melhorias na Capital

A quatro meses da abertura da temporada de verão, a situação e a conservação de pontos turísticos e das praias de Florianópolis é a mesma da temporada passada. Almejando um veraneio que seja sinônimo de diversão e não de dor de cabeça a moradores e turistas, a prefeitura se apressa para dotar a cidade de mais infraestrutura. O planejamento da operação que prevê investimentos de R$ 15 milhões a serem aplicados em melhorias na apresentação, limpeza e fiscalização de espaços públicos, começou esta semana. Embora o problema crônico da mobilidade urbana na Ilha continue insolúvel, transtornos que se agravaram ao longo dos últimos anos, como a ausência de chuveiros e banheiros púbicos na orla, a falta d’água e o excesso de ambulantes circulando pela areia serão reduzidos.

Mesmo ciente de que não vai conseguir resolver todas as pendências, o prefeito Cesar Souza Júnior (PSD) anunciou a proposta de uma temporada melhor do que a última. A transição do governo, a falta de orçamento e de planejamento são algumas das justificativas para as falhas no atendimento aos turistas e à comunidade no verão 2012/2013.

Quanto à organização, as ações conjuntas entre as secretarias começaram a ser elaboradas na última quinta-feira, durante a primeira reunião da Operação Presença. O grupo de trabalho, coordenado pela Secretaria de Turismo, agirá em várias frentes, sobretudo na questão da limpeza e fiscalização nas praias, do controle dos vendedores ambulantes, da coordenação do trânsito e da oferta de banheiros e chuveiros públicos, deficientes ou inexistentes na maioria dos espaços com grande concentração de pessoas. O planejamento de cada área será apresentado no dia 10 de outubro.

A secretária de Turismo, Maria Cláudia Evangelista Pereira, está otimista quanto ao cumprimento das metas. “Cada área terá um planejamento a cumprir e vamos acompanhar atentamente as ações. Sabemos que o verão é um período delicado, a população cobra e isso causa impactos positivos e negativos em todos os setores. Estamos elaborando uma série de providências que devem ser implantadas com antecedência para recepcionar melhor os visitantes e diminuir os transtornos de quem mora aqui”, afirmou.

Problemas

A paisagista Maria Gabriela Jovelli, 26 anos, e a estudante Jennifer Costa, 22, freqüentadoras da praia Mole, listam os problemas do verão: quantidade de ambulantes, lixo na areia, cadeiras e mesas espalhadas pelos bares e restaurantes e falta de chuveiros. “As pessoas vêm de todo canto para vender alguma coisa. Como a faixa de areia fica intransitável e quem quer relaxar não consegue, os moradores procuram praias mais tranquilas fora da Ilha”, disse Maria Gabriela (na foto, de biquíni). “Aqui na Mole tem que estar consumindo alguma coisa ou pagar, tanto para o banho quanto para usar o sanitário”, detalhou Jennifer.

Sem chuveiro

Em férias no litoral catarinense, o grupo de amigos de Porto Alegre conseguiu aproveitar alguns dias de sol na Capital. Crianças e adultos não resistiram ao banho de mar. Mas na hora de sair da água faltou o chuveiro. “As praias são lindas e a água não é tão gelada, mas não tem lugar para tirar a areia do corpo, só nos comércios”, disse a vendedora Silvana Goulart, 30 anos, na Barra da Lagoa. Depois da brincadeira na água, as crianças voltaram “salgadas” para casa.

Mudança na rotina

Para a administradora de empresas Patrícia Freitas, 37 anos (na foto, à direita), a falta de infraestrutura das praias interfere diretamente na rotina dos moradores. “Se para os turistas é ruim, para nós é pior, pois temos nossa rotina alterada, as ruas ficam trancadas, temos de programar todas as atividades pelo movimento do trânsito,” destacou a moradora da Joaquina, que no verão costuma sair cedo de casa para ir ao mercado ou realizar atividades básicas.

Obras que comprometem a mobilidade

No verão, o acesso às praias é um dos problemas mais graves enfrentados por quem mora ou visita a Ilha. Se sem interrupções no trânsito a mobilidade é caótica, a execução de obras nas estradas é capaz de piorar a situação.

Para evitar um transtorno ainda maior, o governo do Estado prevê a paralisação dos trabalhos de duplicação da SC-403, que liga a SC-401 a Ingleses, no Norte da Ilha. O intervalo será de 20 de dezembro a 20 de fevereiro.

No Sul da Ilha, quem precisar utilizar a rodovia Diomício Freitas, único acesso ao Aeroporto Hercílio Luz, não terá a mesma sorte. As obras de duplicação, que começaram em março, não serão interrompidas. As melhorias na SC-406, do Trevo do Erasmo ao Rio Tavares, devem estar prontas até dezembro. No mesmo mês, o governo espera concluir a reforma do telhado do Terminal Rodoviário Rita Maria, no Centro.

Sob a responsabilidade do município, a construção da ciclovia da avenida Osni Ortiga, na Lagoa da Conceição, será a única via que pode alterar o trânsito de turistas e moradores na temporada. Como a obra é lateral à pista, os mais afetados serão os pedestres e ciclistas.

Até o verão, a duplicação da Edu Vieira ainda não deve ter saído do papel. “Essa é uma via arterial que vai mexer com o cotidiano das pessoas, mas ainda temos de fazer alteração no projeto e essa obra não deve começar esse ano”, disse o secretário adjunto de Obras, Domingos Zancanaro. A urbanização da orla da praia da Armação, no Sul, que está atrasada por conta de pendências ambientais, segundo ele, deve estar pronta até dezembro.

Banheiros só para clientes

Embora as melhorias sejam focadas na alta temporada, Florianópolis é um roteiro turístico visitado o ano todo, e a falta de serviços básicos são sentidos também no inverno. A instalação de banheiros e chuveiros públicos está no cronograma da prefeitura para o verão, mas até lá resta aos banhistas procurarem bares ou restaurantes, que cobram pelo uso.

A praia da Joaquina é uma das poucas onde é possível tomar uma ducha depois do banho de mar. Próximo da entrada principal, 14 duchas gratuitas estão à disposição dos banhistas. Mas para usar o banheiro é preciso desembolsar R$ 2. “Aqui nada é de graça. E no verão, quando os chuveiros ficam ligados por muito tempo, a água acaba”, reclamou a vendedora Camila Farias, 16.

A licitação para empresas interessadas na exploração de chuveiros foi aberta em junho e a ganhadora deve instalar 85 duchas em mais de 20 praias. O edital para instalação dos banheiros será lançado ainda em agosto, e de acordo com a Secretaria de Administração, as praias de Canasvieiras, Jurerê, Ingleses, Campeche, Morro das Pedras, Armação, Pântano do Sul, Barra da lagoa, Ribeirão da Ilha, Santinho, Ponta das Canas e Lagoa da Conceição serão contempladas.

Areia com menos ambulantes

Com o número reduzido de fiscais para controlar a invasão de vendedores na temporada passada, a Sesp (Secretaria Executiva de Serviços Públicos) precisou da intervenção da Guarda Municipal para autuar e até fechar estruturas erguidas sem autorização. O comércio ilegal de roupas, acessórios, bebi­das, alimentos, cadeiras e guarda-sóis foi intenso na maioria das praias.

Para esta temporada, o número de fiscais continua insuficiente. Segundo o secretário Acácio Garibaldi, o número ideal de agentes é 30, mas a Sesp só dispõe de 19 dos quais apenas dez estão na ativa. Para suprir a falta de pessoal ele pretende firmar convênios com a Comcap (Companhia Melhoramentos da Capital) ou com a Van Helf [empresa ganhadora da licitação para montagem das estruturas nas praias] para que disponibilizem cerca de 20 auxiliares cada uma.

No edital lançado em 2012, a prefeitura abriu 944 vagas para interessados em trabalhar nas praias. Garibaldi pretende reduzir esse número. “A ação dos ambulantes no verão sempre é um grande problema. Por isso também estudamos limitar o número de licenças, dentro do regime da lei”, frisou. Os editais para exploração da orla ainda não têm previsão de lançamento.

Água nas torneiras

Recorrente na temporada, a falta d’água é um dos problemas mais graves enfrentados por moradores e turistas. Para tentar evitar o problema, a Casan prepara um esquema emergencial de abastecimento que inclui, principalmente, o reforço no Norte da Ilha.
A empresa também faz obras de implantação do floco decantador, para ampliar distribuição, de sistema de tratamento de efluentes e faz ampliação e melhoria na ETA (Estação de Tratamento de Água) do Morro dos Quadros, em Palhoça, que capta água dos rios Cubatão e Pilões.

Embora o Norte da Ilha seja o local mais crítico, na última temporada praticamente todas as regiões sofreram interrupção no abastecimento de água. De acordo com a Casan, isso não deve se repetir. “Esta obra vai garantir a produção e a regularização do abastecimento de água na Capital em qualquer época do ano, mas, sobretudo na alta temporada de verão, quando o consumo é maior”, informou em nota, o superintendente da Casan na Grande Florianópolis, Carlos Alberto Coutinho.

Lixo

O planejamento do verão está sendo feito pela Comcap. Segundo o diretor Ronaldo Freire, a empresa está modernizando os equipamentos. “Estamos planejando uma operação prévia para que a cidade esteja apresentável na chegada do verão, quando o volume de lixo dobra com a chegada dos turistas”, disse. Na temporada passada, a Comcap coletou em média 600 toneladas de lixo por dia. De 20 de dezembro a 10 de março de 2014 a coleta nos balneários passa a ser diária.

Segurança

O planejamento das ações da Polícia Militar, Guarda Municipal e Corpo de Bombeiros também deve ser organizada na Operação Presença. O diretor geral da Guarda, Jean Carlos Viana Cardoso, lembra que na temporada passada o foco foi o combate aos ambulantes ilegais. “Esse ano não delineamos qual será nosso foco, mas acreditamos que poderemos focar nas questões de trânsito”, disse.

Turismo

A abertura dos centros de informações turísticas nos fins de semana é uma das novidades para o verão. Os postos da Praça 15, do Terminal Rita Maria e da entrada da ponte Pedro Ivo já operam diariamente das 8h às 18h. Outra novidade é a sinalização turística da Capital, que terá um aporte de R$ 1 milhão do Ministério do Turismo. Além da sinalização turística, os equipamentos podem conter informações sobre pontos de visitação. O número de placas e locais em que serão instaladas ainda não foi divulgado.

(ND, 04/08/2013)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *