Cultura em alta na Capital
29/07/2013
Ciclofaixa no Continente
29/07/2013

O turismo de eventos tem tudo para deslanchar em Santa Catarina. Exemplo disso é o aumento de 54,5% nos eventos do setor captados durante o primeiro semestre – em comparação com o mesmo período de 2012 – pelo Convention & Visitors Bureau de Florianópolis e região.

Ao todo, a entidade contabiliza 17 eventos captados – entre eles quatro internacionais –, previstos para ocorrer entre 2013 e 2016 na Capital. Até o final do ano, no entanto, esse número deve crescer, chegando à meta esperada de 28 eventos.

Na visão da coordenadora de Captação de Eventos do Convention, Thais Krebs, o resultado positivo de 2013 é um reflexo da imagem de destino qualificado que Florianópolis começou a construir a partir do World Travel & Tourism Council (WTTC), em 2009. A Capital concorreu com Johanesburgo, Paris e Xangai.

Principal preocupação é com a infraestrutura

A coordenadora ressalta que as sociedades que representam os setores econômicos e outros grupos são muito exigentes na escolha do destino que receberá o congresso.

Segundo ela, a principal preocupação é com a infraestrutura que a cidade oferece, principalmente nos quesitos centro de eventos, facilidade de acesso e hospedagem. Outras características que atraem os congressos para Florianópolis, de acordo com Thais, são segurança e belezas naturais.

A Arena Multiuso de Canasvieiras, com inauguração prevista para o primeiro semestre de 2014, contará com a mesma capacidade do CentroSul, mas, como destaca Tarcísio Schmitt, presidente do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Florianópolis, o novo espaço vai significar o aumento da taxa de ocupação dos hotéis do Norte da Ilha, que sofrem com o turismo sazonal da Capital.

Ele afirma que a taxa de ocupação dos hotéis de praia hoje em Florianópolis é de 22% na baixa temporada (de março a novembro), enquanto a dos hotéis do Centro no mesmo período é de 62%, graças ao turismo de eventos.

De acordo com Valdir Walendowsky, presidente da Santur, o turista de eventos gasta o dobro do turista normal. Na média, cada congressista deixa na cidade R$ 250 ao dia.

– É um turista que aproveita ao máximo a cidade. Ele faz passeios de barco, city tour, vai ao cinema, a festas, aos melhores restaurantes, compra roupas e presentes para a família e, quando o evento permite, até traz os familiares – afirma Walendowsky.

Segundo o Convention, entre os principais congressos previstos até 2016 estão os nacionais: de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (Hemo 2014), em novembro de 2014 e com expectativa de público de 5 mil participantes; de Soja, com 2 mil visitantes esperados; e o internacional Cocal 2015, que reúne representantes do turismo de negócios da América Latina e do Caribe.

(DC, 27/07/2013)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *