Ciclofaixa no Continente
29/07/2013
Corredor das Artes movimenta o Centro Histórico
29/07/2013

Projeto Viva a Cidade transforma o Centro

Um sábado ensolarado de inverno marcou o lançamento da 1ª Feira de Artes e Usados no Centro Histórico de Florianópolis.

Brechós, sebos, lojas de móveis usados e apresentações artísticas ocuparam diferentes áreas entre as ruas João Pinto, Tiradentes, Antônio Luz, Victor Meirelles e suas transversais. “O evento foi um sucesso”, avalia o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Dalmo Vieira Filho.

A feira, que integra o Projeto Viva a Cidade, mobilizou mais de 100 comerciantes e já ganhou a simpatia da população, que prestigiou as apresentações circenses, de Boi-de-Mamão, e a banda centenária da Lapa, do Ribeirão da Ilha, que realizou o cortejo em todas as ruas envolvidas.

A iniciativa da Prefeitura e CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) de humanizar o Centro começou na quinta-feira, com o fechamento de algumas ruas do Centro Histórico à noite para que os bares pudessem estender suas mesas e seu atendimento além do ambiente interno.

Na noite inaugural, participaram os bares Gato Mamado (Rua Saldanha Marinho), a Kibelândia (Rua Victor Meirelles) e os bares da Travessa Ratclif, tradicionais pontos culturais e sociais do Centro. Na sequência, os bares devem ganhar as ruas todas as quintas, sextas e sábados, a exemplo de iniciativas semelhantes em metrópoles do País.

Já a Feira de Artes e Usados deve acontecer todos os sábados, das 9 às 16 horas. Dalmo acredita que o verdadeiro conceito de urbanismo passa pela convivência, pela valorização dos espaços comuns.

“As cidades precisam ser vividas”, diz. Por isso, antevê que a Feira pode se tornar, em alguns anos, um dos principais eventos de artes e cultura de Florianópolis.” Por enquanto este é o nosso desafio: tornar a atividade permanente”, afirma o secretário.

No sábado, Dalmo anunciou também que num segundo momento o Terminal Urbano da Cidade de Florianópolis será incorporado ao projeto e transformado em um grande espaço de programação cultural e artística trazendo ao Centro a humanização e vida que foram sendo perdidas ao longo do tempo.

Para o prefeito Cesar Souza Júnior, o evento superou todas as expectativas, tanto por parte dos comerciantes como da população.
“Ainda há muito para aprimorar e avançar, mas sem dúvida este é um dos passos iniciais que estamos dando em direção à humanização do centro da cidade, uma região com um patrimônio histórico tão rico, onde se fez a história de Florianópolis e que infelizmente após o meio-dia no sábado ficava abandonado”.

Para o gestor de Negócios da Câmara de Dirigentes Lojistas, Hélio Leite, esta é uma reconquista da cidade. “Isso é muito importante para a sequência. Depois virão as obras, as revitalizações, mas o primeiro passo foi dado”.

Além da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, o Projeto Viva a Cidade conta com a participação da Secretaria de Cultura, Instituto de Geração de Oportunidades de Florianópolis (IGEOF), Secretaria Municipal de Turismo (SETUR), Secretaria Municipal da Saúde -Vigilância Sanitária, Guarda Municipal, Polícia Militar e Polícia Civil, entre outros.

(PMF, 27/07/2013)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *