Tecnologia de ponta ajuda cidades inteligentes a melhorar dia a dia de habitantes
02/07/2013
Tarde na Praça vence o tempo ruim e é sucesso no Estreito
03/07/2013

Prefeitura de Florianópolis disponibiliza fotos aéreas da cidade

A Prefeitura de Florianópolis disponibilizou para acesso público em seu sistema de geoprocessamento 39 fotos aéreas da cidade cedidas ao município pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável por meio do programa de levantamento aerofotogramétrico do Estado. As imagens foram registradas em 2012 e mostram com precisão a ocupação do território de Florianópolis.
As imagens estão disponíveis por meio de um ortofotomosaico na escala de 1:5000. São 39 fotos aéreas coloridas que mostram detalhes da cidade, como as características da superfície, do terreno e hidrografia. Também estarão disponibilizadas imagens em infravermelho, que apontam as variações de relevo e permitem identificar áreas com risco de alagamento, por exemplo.
As imagens atualizadas, georreferenciadas e com alta resolução representam um importante instrumento para o planejamento e gestão do crescimento da cidade e serão utilizadas pela Prefeitura em diversas aplicações.Todo este material, já está sendo usado pelos técnicos da Prefeitura, para realização de diversos trabalhos de planejamento que envolvem o Plano Diretor Municipal, o Cadastro Técnico e Análise das Áreas de Preservação Permanente. O sistema de geoprocessamento da Prefeitura reúne imagens da cidade desde 1938, ou seja 75 anos.
De acordo com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, no programa de levantamento aerofotogramétrico foram utilizadas três aeronaves ao mesmo tempo, que fizeram as fotografias aéreas métricas com calibragem controlada, entre 2010 e 2012. Trata-se de um sistema aerofotogramétrico e não uma câmera, uma vez que a elas são acopladas computadores, GPS de alta precisão, sistema inercial e acelerômetros, tornando possível o conhecimento preciso da posição e altitude da aeronave na hora da tomada das aerofotos.
O sistema de geoprocessamento pode ser acessado pelo site da Prefeitura: geo.pmf.sc.gov.br.
(PMF, 01/07/2013)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *