Programa Estadual de Gerenciamento Costeiro apresenta mapas para prefeituras do Litoral de SC
26/07/2013
Agenda de 29 de julho a 04 de agosto de 2014
26/07/2013

Obras na Ponte Hercílio Luz finalmente visíveis a todos

Lançada em 2008, a revitalização da Ponte Hercílio Luz pouco se percebia até agora. Por dois motivos: primeiro porque a falta de dinheiro fez as obras andarem a passos muito lentos e depois por toda a etapa inicial ter sido feita debaixo d’água. A partir de agora, com a troca de fase das obras e os R$ 150 milhões necessários para finalizar o trabalho em caixa, o governo do Estado promete serviço aos olhos do público.
Em uma operação que durou cerca de seis horas e envolveu mais de 30 profissionais, foi concluído ontem o último dos quatro blocos subaquáticos que servirão como suporte para todo o processo de restauração.
A pré-montagem da estrutura que será erguida em cima das bases de concreto – etapa que deixa a revitalização mais visível – começa em agosto, no canteiro de obras (que fica no Continente, embaixo da Ponte Pedro Ivo). A partir de setembro, segundo estimativa do engenheiro e coordenador geral do Consórcio Florianópolis Monumenta Gleison Lemos, as peças serão deslocadas para o vão central da ponte e é aí que quem passar pelo famoso cartão-postal da Capital – interditado desde 1991 – vai poder enxergar o passo a passo da restauração. Os trabalhos serão realizados por duas equipes, uma em terra e a outra no mar, que será mantida com o apoio de duas balsas.
Entrega da obra é prevista para dezembro de 2014
Até junho, as obras estavam sendo custeadas pelo Estado. Desde 2008 se gastou cerca de R$ 40 milhões. Neste mês, com a aprovação do BNDES, o recurso (parte do Programa Pacto por Santa Catarina) que faltava para levar os trabalhos até o fim foi depositado na conta do governo e, com o dinheiro em caixa, a previsão é de que a ponte seja reinaugurada em dezembro de 2014.
– Ficamos cinco anos correndo atrás do dinheiro, esse é o único e verdadeiro motivo para o atraso das obras. É um processo de revitalização complexo e único no mundo, não existem mais pontes feitas com barras de olhais, certamente os olhos da engenharia vão começar a se voltar para Santa Catarina – aposta o presidente do Deinfra, Paulo Meller.
Confira as etapas da revitalização:

(DC, 26/07/2013)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

0 Comentários

  1. Prado Tudaosco disse:

    Por que será que essa ponte é a única ainda com barras de olhal?
    Por que será que ninguém mais no mundo se propôs a preservar uma ponte semelhante a essa?
    Talvez nós sejamos mais inteligentes e capacitados…
    Dá “orgulho” de ser brasileiro!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *