Greve geral deve afetar serviços públicos em Florianópolis quinta-feira (11/07)
11/07/2013
Obra na SC-403 é liberada
12/07/2013

Lei Seca: Florianópolis terá mais pontos de táxi perto dos bares e casas noturnas

A falta de opções de transporte e estrutura vai deixar de ser desculpa para quem costuma beber e depois dirigir pelas ruas de Florianópolis. A partir desta sexta-feira a prefeitura da Capital disponibiliza sete novos pontos de táxis e vans com 25 vagas que funcionarão das 23h às 6h, todos os dias da semana, em locais estratégicos em frente a bares e casas noturnas da cidade. Os pontos serão sinalizados pelo Ipuf (Instituo de Planejamento Urbano de Florianópolis) com placas esta semana.

O projeto da Diretoria de Operações de Trânsito do Ipuf (Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis) pretende incentivar os motoristas a levarem a sério a recomendação da Lei Seca (11.705) e o slogan “Se beber, não dirija”. Qualquer táxi ou van poderá utilizar estes pontos, desde que estejam devidamente regulamentados junto a prefeitura. A Secretaria de Mobilidade também auxiliará na fiscalização.

A ação ainda é um projeto piloto e o diretor de operações de trânsito do Ipuf , Adriano Melo, afirma que a intenção é ampliar os pontos para outras regiões da ilha e continente posteriormente, mas ainda não há data definida. Os pontos instalados a partir desta sexta foram escolhidos de acordo com a demanda. O diretor explica que antes da implantação houve uma conversa com o sindicato dos taxistas, assim como Polícia Militar, Guarda Municipal e outros órgãos ligados ao assunto, e percebeu-se que estes pontos eram os que mais tinham demanda e atendiam aos objetivos do projeto.

Medida pode diminuir a quantidade de infrações

De acordo com Melo, além de oportunizar mais opções de transporte ao cidadão é também uma maneira de tentar tornar as vias da cidade mais seguras, evitando que outras vidas sejam colocadas em risco por causa de motoristas embriagados. “Além da organização do trânsito, que às vezes fica tumultuado nesses pontos, as pessoas poderão ter certeza de que quando saírem da festa haverá uma opção segura para ir embora”, afirmou Melo.

A tenente-coronel da Polícia Militar Claudete Lehmkuhl acredita que este tipo de ação pode diminuir o número de infrações e acidentes por causa da bebida e fará com que as pessoas que se arriscavam a dirigir depois de beber por falta de opção par voltar pra casa, repensem suas atitudes. “Hoje o grande problema, que as pessoas até usam como justificativa para a imprudência, é a falta de estrutura de Florianópolis. A partir do momento que há oferta destas opções de transporte, não há mais argumentos”, afirmou.

O chefe de operações de trânsito da Guarda Municipal de Florianópolis, Valci Brasil, também pensa que as pessoas se sentirão mais seguras para sair, sem se preocupar com o retorno para casa. “Quanto mais serviços de apoio tivermos, melhor. Se a pessoa sai do bar e já vê o táxi ali facilita. Depois acaba se tornando hábito e pode mudar a cultura dessas pessoas acostumadas a beber e dirigir”, opinou.

O Grupo RIC apoia a Lei Seca e desde o mês passado promove a campanha “Lei Seca, Tole­rância Zero”, com a participação do Ministério Público de Santa Catarina. O objetivo é conscientizar a população e cobrar do poder público o cumprimento da lei, que desde o início do ano está mais rígida quanto ao consumo de álcool. Quem é flagrado dirigindo sob o efeito de álcool, além de ter a carteira de habilitação apreendida e suspensa por 12 meses, tem que pagar multa de R$1.915,00. Se for reincidente o valor da multa é dobrado.

Confira os pontos especiais que serão instalados a partir desta sexta:

1 – Avenida Rio Branco, próximo à Concorde: 3 vagas

2 – Avenida Beira-mar Norte, próximo ao El Divino: 8 vagas

3 – Rua Henrique Valgas, próximo à Fields: 8 vagas

4 – Rua Menino Deus, próximo ao Bokarra e ao Mix Café: 2 vagas

5 – Rua Lúcio Vitorino de Souza, próximo à Santa Hora: 2 vagas

6 – Avenida das Rendeiras, próximo ao John Bull Pub: 2 vagas

7 – Praça República da Grécia, próximo ao Koxixo’s: 6 vagas (vans)

(ND, 12/07/2013)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *