Avenida Ivo Silveira tem revitalização prevista para este ano
18/07/2013
Acessibilidade nas praças públicas e privadas pode virar lei
18/07/2013

Iluminação com LED em pontes de Florianópolis é pioneira no Brasil

Florianópolis inaugurou nesta terça as duas primeiras pontes com iluminação pública de LED do Brasil. Desde às 17h de terça-feira o visual na entrada ilha está diferente por causa de lâmpadas mais potentes sustentadas por 210 postes metálicos.
Além do ganho estético, os feixes de luz são mais concentrados e conseguem ser direcionados para os locais que precisam de claridade melhorando a visibilidade, explica o secretário de Obras João Amin.
Ele disse que foi investido R$ 1,6 milhão na substituição da iluminação antiga, que era da década de 1970 e estava bastante avariada. Acrescentou que o gasto será recuperado no longo prazo porque o equipamento novo gasta 48% menos eletricidade.
Também há vantagens na vida útil das lâmpadas que funcionam entre 10 e 13 anos, enquanto que as usadas antes duravam em média dois anos.
— As lâmpadas LED são muito mais eficientes do que as comuns, pois produzem a mesma quantidade de luz utilizando bem menos energia – destacou Amin.
O secretário de Obras afirmou ainda que em caso de falta de luz não há lapso temporal para o funcionamento dos equipamentos de LED. Assim que o fornecimento é restabelecido elas recomeçam a funcionar.
Amin ainda declarou também que é a primeira vez no país que a tecnologia é empregada na iluminação pública. Até existem outras pontes com lâmpadas de LED, mas utilizadas somente para fins decorativos.
A empresa responsável pela manutenção do sistema disponibilizou o telefone 0800- 6456405 para que motoristas liguem avisando caso haja algum problema na iluminação. Mas a possibilidade de problemas é menor que o equipamento antigo porque o fabricante dá garantia de cinco anos nas lâmpadas de LED.
Números
— 210 postes e lâmpadas de LED foram instalados
— 5 anos é a garantia do fabricante das lâmpadas
— 1,6 milhão de reais é o investimento da prefeitura
— 48% é a economia destas lâmpadas
(DC, 16/07/2013)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *