Estatuto das Cidades é modificado para estimular a sustentabilidade
18/07/2013
Avenida Ivo Silveira tem revitalização prevista para este ano
18/07/2013

Hospital Infantil utiliza aplicativo de celular para acesso a exames hospitalares

O Hospital Infantil Joana de Gusmão (HIJG) é a primeira unidade hospitalar, em Santa Catarina, a utilizar a visualização de exames médico-hospitalares em qualquer lugar, pelo celular, tablet ou outro dispositivo móvel que possua câmera e acesso à internet.A inovação faz parte de um investimento estadual para acelaração dos procedimentos na área da saúde. As informações são da Assessoria de Comunicação do Governo do Estado.

Segundo Harley Miguel Wagner, supervisor de telediagnóstico da Telemedicina, é preciso instalar um aplicativo no aparelho celular para leitura do “QR Code”, que é um código de barras facilmente escanerizado pela maioria dos telefones móveis equipados com câmera e acesso à internet. “O código é convertido em um endereço na internet e, então, é possível visualizar o laudo e imagens que constam no exame do paciente”, explica.

Essa e outras inovações que o hospital infantil já vem utilizando há quatro anos só foram possíveis a partir de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com a implantação do Sistema Catarinense de Telemedicina e Telessaúde (STT). Entre outros benefícios, o sistema tem o objetivo de armazenar todos os exames realizados nos hospitais públicos estaduais num único sistema eletrônico, o portal da Telemedicina. Também foi dado suporte a equipamentos de imagens médicas, possibilitando aos pacientes, médicos e demais profissionais da saúde o acesso a essas informações.

Hospital Infantil e a Telemedicina

Os benefícios da telemedicina fizeram com que o Hospital Infantil acabasse com a fila de espera para o exame de endoscopia. De acordo com o gastroenterologista do HIJG, Carlos Schöeller, o Hospital Infantil é o único que realiza endoscopia em crianças com menos de 20 quilos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), em Santa Catarina.

O médico imprime três vias do laudo, uma para o prontuário, outra para o paciente, e a terceira via vai para o setor de contas médicas do hospital. Este documento possui um protocolo alfanumérico com código de barras único que dá acesso ao exame do paciente. As imagens e o laudo ficam disponíveis ao paciente e ao seu médico no portal da telemedicina. O acesso pode ser feito tanto no site com a digitação do protocolo, quanto pelo celular com a captura da imagem do código de barras.

De acordo com Schöeller, também é possível que o médico, que está na cidade do paciente, esteja em web conferência, através do portal, com o profissional do Hospital Infantil para analisarem as imagens da endoscopia, podendo assim chegar a um diagnóstico em conjunto. “Com essa tecnologia é possível discutir casos online com outros profissionais, bastando ter apenas o protocolo do atendimento. Isso é última geração”, enfatiza.

(DeOlhoNaIlha, 17/07/2013)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *