Encontros discutem planos para áreas de risco em Florianópolis
17/07/2013
Adoção de Praças na Capital
17/07/2013

Governador e prefeitos de Florianópolis e região vão decidir juntos sobre projeto de transporte público integrado

O prefeito de Florianópolis, Cesar Souza Júnior, participou nesta terça (16) à tarde de uma reunião com o governador Raimundo Colombo, o Comitê Gestor de Parcerias Público-Privadas e representantes de municípios vizinhos. “Daqui pra frente, nós temos que trabalhar absolutamente integrados e fazer as escolhas”, comentou o governador, tendo em vista o término do prazo dado a um consórcio e duas empresas para apresentação de projetos de transporte público de passageiros para a região. O prazo encerra no dia 19 de agosto.
“Temos edital para lançar em setembro. Por isso, essa integração, a partir de agora, é fundamental”, ressaltou Cesar Júnior, referindo-se ao edital para seleção da empresa ou consórcio que vai operar o transporte coletivo de Florianópolis a partir de 2014. Após a apresentação do Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) Mobilidade Urbana Grande Florianópolis, uma das ações do governo do Estado voltadas à melhoria da mobilidade urbana da Capital e cidades próximas, César chamou atenção para a necessidade de se discutir também a integração tarifária.
O Consórcio Floripa em Movimento irá apresentar soluções utilizando três tipos de modais de transporte: o sistema POD-SIT, de transporte rápido pessoal ponto a ponto, o monotrilho e o marítimo. Já a empresa CCR, está centrada em alternativas de transporte que utilizem o mar como ferry boat e barcas entre a Ilha e o Continente, e a empresa Esse Engenharia, além de também apostar em transporte marítimo, estuda a possibilidade de implantação de um teleférico que ligaria o Shopping Itaguaçu, em São José, à Lagoa da Conceição. Só os estudos que estão sendo feitos totalizam R$ 21 milhões de investimentos privados.
O presidente da SC Participações e Parcerias S/A (SCPar), Paulo César da Costa, coordenador do Comitê Gestor, por sua vez, deixou claro que, independente do projeto que será escolhido, “não terá execução imediata. Eles (o consórcio e as empresas) falam em torno de um ano. Mas também não é nada que não possa ser feito em etapas”. Mas sobre isso o governador Raimundo Colombo também opinou: “Temos que tentar ganhar tempo e chegar ao resultado que todos nós queremos. Temos um grande problema que tem que ser resolvido”.
Plano Diretor de Mobilidade Regional
O Comitê Gestor de Parcerias Público-Privadas também vem coordenando a realização de um estudo que vai resultar no Plano Diretor de Mobilidade Regional. Neste sentido, já foi assinado em março deste ano um acordo de cooperação técnica junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no valor de R$ 15 milhões, com a anuência dos 13 prefeitos da Grande Florianópolis. E no dia 24 de junho já foram recebidas oito propostas por empresas interessadas em desenvolver o trabalho.
Por parte da Prefeitura de Florianópolis, também participou da reunião com o governador o Secretário do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente e também Superintendente do Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (Ipuf), Dalmo Vieira Filho.
(PMF, 16/07/2013)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *