Ligações clandestinas de esgoto sanitário elevam índices de poluição das baías de Florianópolis
15/07/2013
Iluminação mais eficiente e econômica na pontes da Capital
16/07/2013

Fundação Catarinense de Cultura oferece oito novas oficinas gratuitas

O Estado, por meio da Fundação Catarinense de Cultura, disponibiliza 48 vagas gratuitas para o Projeto Experiência em Integração Artística, de 5 a 9 de agosto, no Centro Integrado de Cultura. A proposta é dirigida a artistas plásticos e arte-educadores procedentes de diversas regiões de Santa Catarina, além de público interessado e com vivência na área artística. A ideia da FCC é formar grupos que se alternem entre oito oficinas-experiência durante uma semana, em período integral.

Oficinas oferecidas

Dança/teatro – “Perceber a si e aos outros: a dança das relações”. Exercícios de sensibilização do aparato sensório-motor por meio de técnicas de educação somática. Laboratórios de improvisação individual e grupal mediante regras estabelecidas a priori e/ou regras geradas no momento da execução da configuração artística de modo que se criem partituras corporais, num segundo momento da oficina. Professora Elke Siedler

Desenho – “Poéticas da linha enquanto linguagem”. Apresentar, através de exercícios, textos, imagens e vídeos, o desenho como uma linguagem, e não uma técnica. O pensamento do desenho como linguagem e fortemente relacionado à ideia do desenho enquanto ferramenta para descrever e discutir conceitos. Pretende ser um espaço de experimentação e multiplicação de possibilidades. Professor Meg Tomio Roussenq.

Gravura – A técnica da gravura. Conhecimento e uso dos equipamentos e instrumentos. Aspectos históricos, técnicos e plásticos. Abordagem de técnicas de gravação e tiragem de cópias. Representações gráficasem gravura. Usode material específico no preparo da gravura. Gravura em preto e branco eem cores. Usode várias gravuras. Professor Carlos Roberto Nascimento.

Interpretação Crítica – “Verbalizando o feito”. Propõe uma reflexão sobre os trabalhos desenvolvidos nas demais oficinas, considerando as decisões tomadas por cada participante, envolvendo o material empregado, a elaboração em termos de linguagem e, finalmente, a interpretação verbal. Professor Jayro Schmidt.

Música – “Do som do corpo ao corpo do som”. Propõe a descoberta dos sons e ritmos corporais individuais e em grupo, percussão corporal e re-percussão corporal. Criação de padrões rítmicos e melódicos em conjunto estabelecidos na troca com o outro produzindo reconhecimento e identidade. Instrumentos de percussão serão utilizados com uma extensão corporal ampliando a potência de ser. Professor Erik de Almeida.

Papel Reciclado – Despertar o potencial criativo que existe em cada individuo através da criação do papel, da linguagem visual e da percepção, introduzindo assim uma nova concepção de olhar o mundo. Professor Patrícia Amante.

Pintura – “Vibrações”. Pintura em aquarela. O Mundo das Cores, suas essências, sua significância, seu significado e espectro. Conhecer e praticar com as variadas possibilidades de aplicação deste Saber Ancestral. Professora Annette Keis.

Serigrafia – “Serigrafia Artística”. Estimular a criatividade quando em contato com a técnica serigráfica e desenvolver o aspecto experimentador, através do processo de impressão, com o uso das diversas qualidades de tintas, diferentes matrizes e substratos (suportes). Professor José Antônio Fagundes.

Serviço

Quando: De 05 a 09 de agosto de 2013
Local: Av. Governador Irineu Bornhausen, nº 5600 – Agronômica
Florianópolis/SC – Centro integrado de Cultura/Oficinas de Arte
Informações/Inscrições: de 15 A 29/07 de 2013 inscricoesoficinas@fcc.sc.gov.br (48) 3953-2314

(Governo do Estado, 15/07/2013)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *