Por Assessoria de Comunicação

Programa Adote uma Praça beneficia espaços públicos




A praça Jacir Bachi, na Carvoeira, e a escadaria da Rua Marechal Guilherme com a Rua Professor Osmar Cunha, no Centro de Florianópolis, acabam de ser adotadas pela Escola de Aprendizes Marinheiros de SC e pela Farmácia Phytomaster, respectivamente. Os Termos de Cooperação para Adoção de Área Pública foram assinados na terça-feira (16/07), na sede da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Floram), por meio de tramitação realizada pela Associação FloripAmanhã.

“O empenho do poder público está cada vez maior para a concretização destas adoções. A prefeitura se conscientizou que desta forma é possível melhorar a qualidade dos espaços públicos da cidade. O prefeito Cesar Souza Junior reforçou que pretende fortalecer a parceria com a FloripAmanhã”, comemora a presidente da Associação, Zena Becker.

Zena explica que a entidade participa ativamente do projeto e tem promovido várias visitas a empresários que recebem bem a ideia e estão se organizando para futuras adoções. Todas as visitas tem sido acompanhadas por uma equipe da Floram.

“A revitalização da praça Santos Dumont, na Trindade, por exemplo, é uma das grandes lutas da FloripAmanhã. Os projetos executivos já estão prontos e a partir da próxima semana vamos nos reunir com empresários que vão contribuir para este processo”, finaliza.

O Programa Adote uma Praça foi lançado em 2007, com parceria entre a FloripAmanhã e a Floram, com o objetivo de resgatar e revitalizar os espaços públicos como áreas de lazer, com segurança e promoção de qualidade de vida para a comunidade.

Dos 208 espaços públicos existentes em Florianópolis, pelo menos 100 foram adotados pela iniciativa privada.  Segundo o Superintendente Adjunto da Floram Bruno de Souza, a parceria com o Floripamanhã está cada vez melhor, e até o fim deste ano pretendemos chegar a 30 espaços públicos adotados.

“São mais uma dois espaço públicos que nos orgulham e que irão embelezar a nossa cidade, tendo em vista o comprometimento dos adotantes” comentou o Superintente da Floram Dr. Volnei Carlin

Para adotar um espaço público, basta entrar em contato com a Associação FloripAmanhã ou manifestar interesse no PRÓ-CIDADÃO. O processo de adoção é bastante simples. Após a manifestação de interesse, a Floram faz uma análise técnica no local escolhido. Em seguida é feito o termo de adoção e a assinatura do documento.

Não há custos no processo de adoção. Contudo, as intervenções feitas no espaço, como tratamentos, plantações e obras, assim como a manutenção do local, passam a ser de responsabilidade do adotante, que pode fixar placas da empresa na área.

Abaixo os registros da assinatura do Termo de Adoção da praça Jacir Bachi e da escadaria da Rua Marechal Guilherme com a Rua Professor Osmar Cunha, com a peesença de Zena Becker (de amarelo) e do superintendente da Floram, Volnei Carlin (no centro).



Notícias Relacionadas




Comente no Facebook

comentários

Um comentário para Programa Adote uma Praça beneficia espaços públicos

  1. Élzio do Espírito Santo Oliveira

    Definitivamente, estas parcerias entre as forças vivas da sociedade e órgãos públicos é um dos caminhos para melhorar as condições de uso das nossas praças. No caso da revitalização da praça da Trindade, a comunidade e as instituições do bairro, vem tentando a retomada da praça para uso comunitário a muito tempo, sendo até necessário recorrer ao poder judiciário, já que havia ocupação irregular de boa parte da praça. Vencida esta etapa, ficou mais fácil buscar parceiros para o projeto, que de forma inédita e exemplar, pela ampla participação voluntária, contituiram uma PPPC – Parceria Pública-Privada-Comunitária, onde diversas instituições se reuniram em torno do Movimento Pró-Revitalizção da Praça da Trindade e Entorno, que tem a coordenação conjunta da AMBaTri e FloripAmanhã. O entorno, foi pela preocupação com o grande fluxo de veículos, pedestres e ciclistas da região, necessitando-se de uma intervenção para melhorar a segurança e mobilidade deste entorno. Assim, tomamos como objetivo desta revitalização + lazer + saúde + esporte + cultura + segurança + mobilidade + convivência.
    Parceiros PPPC – FloripAmanhã + AMBaTri + Conseg + Igreja da Trindade + Bolsistas do Projeto de Extensão do Deptº Arquitetura (UFSC) + PMF (Comcap, SMDU, Floram, IPUF, SESP, SMO) + PM-SC + GPinheiro + Milanikleinarquitetura + Trindade Shopping + CDL Florianópolis

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Política de moderação de comentários:

A legislação brasileira inclui a possibilidade de se penalizar blogs e sites pelo conteúdo publicado, mesmo comentários de terceiros. Portanto, a Associação FloripAmanhã se reserva o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos diferentes do tratado no site também poderão ser eliminados. Queremos manter um espaço coletivo de debates em torno de ideias. Façamos bom proveito para o melhor de nossa cidade.