Tecnologia e inovação para Florianópolis crescer
01/07/2013
A Floripa de amanhã
01/07/2013

É preciso conhecer para gerir

Artigo de Paulo Bornhausen, Secretário do Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, morador de Florianópolis (DC, 29/06/2013)
Nós temos um país e um Estado. Nós moramos nas cidades. Baseado neste raciocínio, o governador Raimundo Colombo determinou que as ações de todas as secretarias de Estado fossem dirigidas aos municípios.
Assim estamos entregando para as prefeituras de Santa Catarina, neste momento tão importante, em que o povo clama por uma melhor administração, importante mecanismo de gestão pública. Trata-se do Programa Aerofotogramétrico, levantamento mais preciso já desenvolvido no país de georreferenciamento territorial. Os municípios da Grande Florianópolis, da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (Amvali) e da Associação dos Municípios do Vale do Itapocu (Ammvi) já receberam e, até o fim de julho, as secretarias de desenvolvimento regional e e demais mesorregiões também receberão.
A Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável tem se dedicado, desde 2011, a atender as demandas municipais. Foi assim com os planos de Saneamento Básico; com o Plano de Gestão de Recursos Sólidos; e com os Planos das Bacias Hidrográficas. E agora vamos fazer os planos de resíduos sólidos em parceria com as prefeituras.
O levantamento será útil na prevenção de efeitos de enchentes, titulação de terras, estudos de impacto ambiental, e os órgãos públicos de planejamento e fiscalização ganham importante suporte tecnológico. Com ele, vamos implementar a Política Estadual de Recursos Hídricos; atualizar a base de dados geoespaciais do Estado. E mais importante, vamos prover segurança jurídica para as análises espaciais em âmbito rural e urbano.
Com este instrumento, vamos conhecer, com a precisão mais acurada que a inovação nos permite todo o território catarinense. E a partir daí estabelecer um plano concreto de gestão territorial.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *