Monotrilhos como solução para mobilidade urbana em Florianópolis
02/07/2013
Tecnologia de ponta ajuda cidades inteligentes a melhorar dia a dia de habitantes
02/07/2013

Depois de 20 anos, sonho da ciclovia na Lagoa começa a se tornar realidade

Depois de 20 anos de descaso, acidentes, apelos, abaixo-assinados e bicicletadas, a Lagoa da Conceição finalmente verá a ciclovia da rua vereador Osni Ortiga deixar de ser apenas um projeto sonhado pelos moradores. Sábado foi um dia histórico para o bairro, com a assinatura da ordem de serviço para o início das obras da primeira etapa, que contempla o aterro da margem da lagoa e as muretas de proteção.
Para comemorar a data, às 9h, o biólogo e presidente da ViaCiclo (Associação dos Ciclousuários da Grande Florianópolis), Daniel Costa já pedalava pelas ruas da Lagoa, convidando os moradores para comparecerem ao ato. Um banner com o desenho do projeto, um cone de sinalização, bandeiras incentivando o uso do veículo e até uma garrafa de espumante – sem álcool – completavam a decoração da bicicleta. “Depois de tanta demora a população está desacreditada, mas eu estou fazendo um apelo para que esqueçamos o passado e celebremos o futuro”, comentou Daniel.
Além de ser um dos grandes lutadores pela ciclovia, o biólogo também é uma das vítimas da Osni Ortiga, onde foi atropelado em 2006. Na Lagoa sofreu ainda outros dois acidentes, mas nenhum deles o fez desistir. Com a existência da ciclovia, pretende incentivar as pessoas que têm medo de pedalar a mudarem os hábitos, abandonarem os carros e colaborarem com a mobilidade urbana da Capital. “Mobilidade é um sacrifício individual em prol do coletivo, eu faço a minha parte e estudos comprovam que em Florianópolis há uma demanda reprimida de 70% da população que gostaria de andar de bicicleta, mas não usa a bicicleta por falta de segurança”, reiterou.
O secretário de Obras, João Amim, destacou que a ciclovia será um exemplo para outras ciclovias do Brasil. “Sabemos que esse é um momento muito especial para a Lagoa, gostaríamos de ter começado em janeiro, mas esperamos a liberação ambiental da orla. Agora é só torcer para o tempo colaborar”, comentou.
O projeto
A primeira etapa da ciclovia da Osni Ortiga vai custar pouco mais de R$ 946 mil e deve demorar quatro meses para ficar pronta. O custo total da obra está orçado em R$ 4,5 milhões. A ciclovia terá 2,40 metros de largura e passeio de pedestres de dois metros, as duas vias serão separadas por um canteiro de 60 centímetros. O projeto contempla 2,8 quilômetros de ciclovia e passeio, que serão construídos no lado direito da rua no sentido Lagoa/Rio Tavares. Ao longo da via também estão previstos dois deques de descanso e contemplação.
A faixa para ciclista inicia a 630 metros da avenida das Rendeiras, quando a Osni Ortiga começa a margear a Lagoa da Conceição, e segue até o entroncamento da rua Laurindo Januário da Silveira, no Porto da Lagoa.
(ND, 01/07/2013)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *