Projeto Viva a Cidade transforma o Centro
29/07/2013
Prefeitura e IPUF lançam Projeto Viva a Praça
29/07/2013

Bastou combinar criatividade e parcerias com um dia ensolarado para tornar o Centro Histórico de Florianópolis um espaço de convivência atrativo à população. A mudança visual foi proporcionada pelo projeto Viva a Cidade, que reuniu lazer, gastronomia e atividades do comércio local, com programação cultural realizada no Corredor das Artes – a Rua dos Artistas. O resultado dessa receita simples agradou lojistas, organizadores e o público de todas as idades que saiu de casa neste sábado (27) para redescobrir os encantos da área central da cidade. O projeto está previsto para acontecer todos os sábados, das 9h às 16h.

Satisfeito com a receptividade das pessoas, o prefeito Cesar Souza Júnior recebeu muitos cumprimentos pela iniciativa de revitalização do espaço. “Acho que é uma reconquista da cidade, da humanização, da convivência. Isso é muito importante para a sequência”, observou o prefeito.

Na avaliação do secretário de Cultura de Florianópolis, Luiz Moukarzel, a primeira edição do projeto superou as expectativas. “Nós não sabíamos como seria a resposta do público em relação ao evento porque antes estava muito frio e isso não convida a sair de casa. Mas, foi excelente esse primeiro momento”, disse.

Além da 1ª Feira de Artes e Usados, o Centro Histórico ganhou um espaço especial para os artistas, destinado à difusão e fruição da produção cultural, no trecho das ruas Victor Meirelles e Saldanha Marinho. Pelo Corredor das Artes passaram o boi de mamão Porto da Lagoa e os palhaços Leleco e Lilica, do grupo Circus Fever, com o espetáculo “Hoje tem Palhaçada”. Outra atração foi a tradicional Banda da Lapa, que fez um cortejo pelas ruas abrangidas pelo projeto.

Atores, músicos, escritores, bailarinos, entre outros interessados em se apresentar de forma individual ou coletiva na Rua dos Artistas podem comparecer ao local, aos sábados. Uma equipe da Secretaria Municipal de Cultura de Florianópolis vai auxiliar e orientar a ocupação ordenada do espaço público. Mais informações podem ser obtidas via e-mail, junto à Diretoria de Artes da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (artes.ffc@gmail.com) ou pelo telefone 3324-1415.

Viva a Cidade

Realizada de forma inédita pela Prefeitura de Florianópolis, em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), o projeto Viva a Cidade mobilizou vários órgãos municipais, além de mais de 100 comerciantes e artesãos, reunidos na 1ªFeira de Artes e Usados. O evento movimentou feiras de artesanato, sebos, brechós, lojas de móveis usados, calçados e antiquários. As atividades aconteceram das 9h às 16h, abrangendo a Praça Fernando Machado e as ruas Antônio Luz, Nunes Machado, João Pinto, Tiradentes, Victor Meirelles e Saldanha Marinho, além da Travessa Ratcliff.

As ações de humanização da Prefeitura de Florianópolis vão abranger futuramente a estrutura física da região, com obras de melhorias na pavimentação, rede elétrica, sinalização e calçadas. Outra proposta em estudo é a transformação de parte do Terminal Urbano Cidade de Florianópolis em espaço de atividades artísticas e culturais para convívio social.

O projeto Viva a Cidade conta com a participação das secretarias municipais de Cultura; Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano; Turismo; Saúde; Instituto de Geração de Oportunidades de Florianópolis, Secretaria Executiva de Serviços Públicos, Guarda Municipal da Capital e Vigilância Sanitária. Também apoiam as atividades os lojistas da região e as Polícias Civil e Militar, entre outras instituições.

(PMF, 29/07/2013)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *