Setor de fiscalização da Secretaria do Continente intensifica trabalho
16/07/2013
Ciclovias para a cidadania
16/07/2013

Continente terá novo parque com 50 mil m²

Mais uma grande vitória do conceito de humanização da cidade foi conquistada. A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria Municipal do Continente – com o projeto Continente Saudável -, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (SMDU) e o IPUF (Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis), fechou um termo de compromisso com o Grupo Cyrela para criação do Parque do Abraão, uma antiga reivindicação da comunidade. A área pública de lazer terá 50 mil metros quadrados, o equivalente a 12 campos de futebol. A previsão de entrega é para daqui 16 meses.
O termo assinado entre a empresa, o prefeito Cesar Souza Júnior, o secretário do Continente João Batista Nunes e da SMDU, Dalmo Vieira Filho, veio como uma medida compensatória do Grupo Cyrela pela construção de três condomínios na Praia do Abraão com um total de 500 unidades.
Mesmo dentro de um termo compensatório, a criação do parque por parte da construtora entra para a lista das praças e espaços públicos adotados no Continente. Com ele, são 22 revitalizações previstas na área continental. Somente na região Sul do Continente, mais três espaços receberão melhorias. São eles: a praça do Bom Abrigo (Bom Abrigo) pelo Centro Islâmico de Florianópolis, a praça da Rua Manoel Félix Cardoso a ser construída no Abraão pela Cota Empreendimentos Imobiliários, a praça José Boabaid, na Praia do Meio em Coqueiros pela Hoepcke e a praça da Praia do Riso, pelo Grupo Cassol. Juntas, estas revitalizações de espaços públicos somam mais de R$ 8 milhões em investimentos.
Maior parque da região
Segundo levantamento da diretoria técnica do Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (IPUF) o Parque do Abraão será o maior na região continental. O projeto, de autoria do arquiteto Guilherme Takeda, em conjunto com o Grupo Cyrela e a Prefeitura, prevê o plantio de duas mil árvores, praça, deque, mirante, academia para terceira idade, horta, equipamentos para alongamento, playground, posto policial, sede da associação de amigos do parque, trilha para caminhada, corrida, ciclovia, quadras poliesportivas, vestiários e quadra de areia.
Para o secretário do Continente, João Batista Nunes, com mais este parque a região Sul do Continente estará muito perto de ser 100% revitalizada. “Com a criação deste parque, naquela região todas as mais importantes áreas públicas receberão investimentos da iniciativa privada. Depois de prontas, faremos um mutirão para incentivar a comunidade a ocupar estes espaços”, disse.
O prefeito Cesar Souza Júnior agradeceu a contrapartida do grupo e frisou que a região ganhará muito com mais esta área verde. “Em nome da cidade, agradeço ao grupo pela iniciativa de ceder à região uma qualidade urbanística importante como esta”, salientou.
Maior investimento da Cyrela em Florianópolis
Segundo o diretor de Engenharia da Regional Sul do Grupo Cyrela, Rogério Raabe, o parque será um ótimo benefício para toda a comunidade e que o projeto foi pensando para atender a todos.
“Queremos entregar o quanto antes. Será o maior investimento do grupo em área pública para Florianópolis”, disse.
O grupo será o responsável pela manutenção dos equipamentos por três anos e a administração ficará a cargo da Prefeitura de Florianópolis.

(PMF, 15/07/2013)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *