Municípios brasileiros precisam acabar com lixões até 2014
03/06/2013
4ª Conferência Municipal de Cultura de Florianópolis começa nesta segunda-feira
03/06/2013

Semana de apelo à conscientização ambiental

Por Carlos Damião (ND, 01/06/2013)

Esta é a Semana do Meio Ambiente, que terá um grande evento promovido pela Fatma, nesta quarta-feira (5), Dia Mundial do Meio Ambiente. O Parque Ecológico Fatma, no Largo da Alfândega, ficará aberto ao público, gratuitamente, até dia 8 (sábado), com túnel da ecologia, apresentações teatrais e oficinas voltadas ao público estudantil. E se há algo que precisa ser muito trabalhado – do ponto de vista pedagógico – na Grande Florianópolis é a questão ambiental. As recentes intervenções do poder público no Morro do Horácio e na região do manguezal do Saco Grande, comprovam o quanto vamos mal na questão da consciência ambiental. Toneladas e toneladas de lixo e entulhos, inclusive eletrodomésticos, foram encontradas pela prefeitura e pelos voluntários que participaram. E essa é apenas uma amostragem. Há inúmeros casos de flagrante desrespeito à natureza na Capital, colocando em risco as próprias comunidades que ocupam áreas de preservação permanente. Houve um descontrole muito sério desse problema nos últimos anos, mas ações de fiscalização da prefeitura e da Fatma estão sendo intensificadas: é preciso dar um basta à favelização do paraíso, não apenas por causa da degradação ambiental, mas também porque esse tipo de ocupação gera graves demandas sociais e potencializa a violência.

Floram

A Floram (Fundação Municipal do Meio Ambiente de Florianópolis) também montou uma programação especial para a Semana do Meio Ambiente. Começou no dia 29 de maio e vai até 9 de junho, com seminários, oficinas, trilhas, plantio de mudas nativas, blitz ambiental e passeios. É óbvio que a torcida de todos nós é para que essas atividades ajudem, mesmo, a conscientizar a população sobre a importância de conservar a natureza em Florianópolis.

 

Sala Verde UFSC promove atividades na Semana do Meio Ambiente

A Sala Verde UFSC comemora a Semana do Meio Ambiente com uma série de atividades, que serão realizadas tanto no campus quanto em comunidades do entorno da Universidade.

Estão programadas oficinas, contação de histórias, mostra de vídeos e exposição fotográfica. As oficinas serão todas gratuitas. Para participar basta se inscrever pelos telefones (48) 3721-9044 e 3721-6469 ou pelos e-mails: salaverde@contato.ufsc.br, marlene.coelho@ufsc.br ou diretamente no local, garantindo sua vaga e seu certificado de participação.

Nos dias 3, 4 e 5, será realizada a Exposição Fotográfica Sobre Direitos Humanos no espaço cultural – hall da Biblioteca Central.

Confira a programação:

01 e 02 de junho – Sáb. e Dom.
Sugerimos que famílias e grupos de amigos realizem atividades ao ar livre, desfrutando da Mata Atlântica que carinhosamente nos acolhe aqui em Santa Catarina.

03 de junho – 2a. feira
14:30 às 16:30 h – O Projeto Educar Brincando – A Mata Atlântica em Foco, estará na Creche São Francisco – Bairro Trindade/ Florianópolis, com contação de estória.

04 de junho – 3a. feira
Acontecerá na Sala Verde UFSC, piso térreo da BU:
14:30 h – Oficinas de Alimentação Saudável (Projeto Oficinas para uma Vida Melhor). Participe e conheça uma nova cultura de alimentação.
16:00 h – Contação de estória Lala – A Muriqui Perdida. Traga seus filhos, sobrinhos, amigos, família e venha desfrutar deste fim de tarde no espaço Sala Verde UFSC.

05 de junho – 4a. feira
14:30 h – No Dia Mundial do Meio Ambiente estaremos na Praça da Cidadania, em frente à Reitoria e próximo à Feirinha, com Oficina de Ecocadernos (Projeto Oficinas para uma Vida Melhor). Quem puder, traga folhas usadas com o verso livre e apostilas antigas com espiral. Outras oficinas diversas (papel reciclado, polpa de açaí, etc ) serão propostas por diferentes grupos da UFSC. Venha aprender ou ensinar a fazer algo. Convide seu grupo. Participe!
Se chover as oficinas serão realizadas no Espaço Referência da Sala Verde UFSC, piso térreo da BU.
Haverá também brinquedos educativos para as crianças se divertirem na praça. Compareça!

06 de junho – 5a. feira
14:30 h – O Projeto Educar Brincando – A Mata Atlântica em Foco estará com as turmas de crianças 6A e 6B Vespertino, do NDI, realizando contação e brincadeiras no Bosque da UFSC. Se chover as atividades serão no auditório do NDI.

07 de junho – 6a. feira
Acontecerá na Sala Verde UFSC, piso térreo da BU:
14:30 h – Abertura da Mostra de Vídeos Socioambientais do Circuito Tela Verde. Participe e discuta as temáticas dos Resíduos Sólidos, da Educação Ambiental, entre outras.

(UFSC, 29/05/2013)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *