Continente terá 100% de cobertura sanitária
04/06/2013
Santa Catarina em busca de soluções sustentáveis
04/06/2013

Projeto ReÓleo da ACIF busca parceiros para ampliar programa de educação ambiental

O Programa Reóleo desenvolvido pela Associação Comercial e Industrial de Florianópolis, que em 2012 colocou Florianópolis no Guinness Book, como a cidade que mais recicla óleo de cozinha do mundo, e em 2008, recebeu prêmio “Empresa Cidadã” da ADVB/SC na categoria Preservação Ambiental, está buscando parceiros para ampliar programa de educação ambiental. A ideia é levar a apresentação “Reciclar é Educar”, já vista por mais de 8 mil jovens, para mais escolas da Grande Florianópolis. Empresas que tenham interesse em ser parceiras do ReÓleo podem entrar em contato pelo e-mail reoleo@acif.org.br ou pelo (48) 3224-3627.

Por meio da palestra interativa “Reciclar é Educar”, que reúne musica, teatro e atividades práticas, o ReÓleo já ‘conquistou’ mais de 8 mil crianças e adolescentes e a meta é chegar aos 10 mil até o final deste ano. “Depois de aprender sobre os cuidados com o meio ambiente, são eles que repercutem a cultura da preservação para a família e amigos. É um ciclo virtuoso, que vai além da reciclagem de óleo, e que seguirá para toda a vida”, explica Luiz Falcão de Moura, diretor do ReÓleo.

Com o apoio dos novos parceiros, o objetivo é aumentar a equipe, a periodicidade e a abrangência da palestra e dos atendimentos em comunidades da região. Para o presidente da ACIF, Sander DeMira, pelo alcance e credibilidade conquistados, o ReÓleo tornou-se um produto completo, extremamente exitoso na sua função prática de preservação ambiental e também de educador social. “A contribuição do ReÓleo para o desenvolvimento sustentável de Florianópolis é imensa. Por isso, queremos levar este modelo de sucesso para toda a região”, diz.

Saiba mais sobre o Programa ReÓleo

Iniciado em 1998 pela ACIF Mulher na Lagoa da Conceição, hoje, o ReÓleo já coletou e reciclou mais de 2 milhões de litros de óleo vegetal e atende toda a Grande Florianópolis, com 187 pontos de coleta espalhados pela região metropolitana. Com a parceria da Ambietal Santos, do Paraná, transforma os resíduos em produtos de limpeza, distribuídos gratuitamente aos participantes do programa. Em média, o ReÓleo recolhe 28 mil litros do resíduo saturado todos os meses na Grande Florianópolis.

As escolas também contribuem com a coleta de óleo, tornando-se pontos de entrega voluntária. Hoje, já são 45 PEV’s instalados em escolas públicas e particulares da região. Além disso, qualquer pessoa pode participar, recolhendo seu óleo em casa e levando-o acondicionado em garrafas pet até os pontos de coleta. Escolas e condomínios, além da mobilização de alunos e moradores, também podem se tornar um ponto de coleta, assim como restaurantes e hotéis. Basta apenas fazer o cadastro via email junto ao programa e seguir as orientações.

Em 2012, o ReÓleo foi responsável por colocar Florianópolis no Guinness Book, como a cidade que mais recicla óleo de cozinha do mundo, e foi considerado o Melhor Projeto de Responsabilidade Ambiental pela APAE de Florianópolis, recebendo o Troféu APAE de Responsabilidade Social. Já em 2008, o programa recebeu o prêmio “Empresa Cidadã” da ADVB/SC na categoria Preservação Ambiental.

O programa conta com o apoio da Companhia de Melhoramentos da Capital (Comcap) e da Fundação do Meio Ambiente de Florianópolis (Floram).

Veja como participar no site da ACIF.

(DeOlhoNaIlha, 03/06/2013)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *