Prefeitura de Florianópolis negocia área do aterro da Baía Sul com a União
27/06/2013
Exposição coletiva Faz Sentido leva obras de dez mulheres aos salões do Museu de Arte de Santa Catarina
28/06/2013

Projeto Floripa Interativa utiliza tecnologia para simular visitas a museus de vários países

Para quem mora em Florianópolis, os maiores museus do mundo ficam a no máximo 50 quilômetros de distância. Em fase de testes, o projeto Floripa Interativa – Museus Virtuais utiliza alta tecnologia para criar uma experiência que simula a realidade e leva o visitante a um percurso por acervos dos cinco continentes.

O primeiro tour ganhou o nome de Musas da Arte Clássica e foi apresentado ontem de manhã a alunos da 8ª série da Escola Básica Municipal Osmar Cunha. Dois museus fizeram parte do passeio: o russo Hermitage, em São Petersburgo, e a Galeria Uffizi Florença, na cidade italiana.

– A atividade foi muito prazerosa e a participação dos alunos superou as expectativas. Os alunos ficaram vidrados nas imagens e muito focados, até porque a tela fica bem próxima e dá a sensação de que se está dentro do museu – comenta o professor e artista plástico Claudio Toscan Junior, que acompanhou os visitantes.

No auditório com capacidade para até 50 pessoas, uma tela de nove metros de largura e quatro de comprimento exibe imagens do Google Art Project, iniciativa do Google que proporciona visão 360º de museus e galerias de arte do mundo todo por meio da internet. O percurso de uma hora é acompanhado por um guia, que explica a história das obras, dos artistas e das técnicas utilizadas para pintar e esculpir.

– A ideia é conseguir dar acesso aos estudantes e depois à população, para sensibilizar o olhar sobre a arte e a cultura, facilitando o acesso às informações de museus do mundo – diz o coordenador de operações do Floripa Interativa, Gabriel Portela.

Inicialmente o projeto é voltado apenas para escolas, mas a ideia é futuramente abrir para toda a população. As atividades são gratuitas e a iniciativa da Fundação CERTI, em parceria com o Instituto Maratona Cultural, tem o apoio da prefeitura de Florianópolis e patrocínio da Caixa Econômica Federal.

(DC, 28/06/2013)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *