Desenvolvimento da região é destaque na Semana do Empresário do Continente
17/06/2013
Confira os projetos que propõem alteração nos Planos Diretores vigentes
17/06/2013

Municípios da Grande Florianópolis recebem o Levantamento Aerofotogramétrico

O programa de Levantamento Aerofotogramétrico do Estado foi lançado nesta sexta-feira, 14, em São José. No evento, os prefeitos e representantes da Associação dos Municípios da Grande Florianópolis (Granfpolis) receberam os dados geoespaciais em um HD com o software que contém as fotos de cada metro quadrado do município. “Trata-se de um poderoso instrumento de gestão pública, é o levantamento mais preciso já desenvolvido no país de georreferenciamento do território de um Estado”, explica o titular da Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), Paulo Bornhausen.
Iniciado em 2008 na SDS, o trabalho ganhou agilidade há dois anos, pela necessidade de atualização da rede hidrográfica estadual. O Levantamento Aerofotogramétrico, que teve custo de aproximadamente R$ 12 milhões, poderá ser utilizado para o planejamento costeiro, urbano e rural; avaliação ambiental integrada; efeito de mudanças climáticas; estudos de potencial hidroelétrico; delimitação de zonas de risco em áreas atingidas pelas enchentes e realocação de moradias; qualificação de medidas de proteção ao meio ambiente; planejamento de ocupação e de construção de estradas, entre outras finalidades. As imagens anteriores eram de 1977 e de 1985.
“Hoje o município precisa se planejar e mapear as áreas de risco. Parabenizo esta iniciativa porque municípios pequenos não têm condições de buscar uma ferramenta como esta, por ser cara”, declarou o presidente da Federação Catarinense de Municípios (Fecam) e prefeito de Gaspar, Pedro Celso Zuch.
Para o prefeito de Florianópolis, Cesar Souza Junior, o material está sendo disponibilizado em um momento muito importante para o município. “Estamos definindo o novo Plano Diretor e esta ferramenta será fundamental, pois os usos são múltiplos”, expôs. Segundo ele, o último levantamento feito em Florianópolis foi há 15 anos e hoje a cidade conta com 80 mil moradores a mais que na época.
A apresentação do material foi feita pelo engenheiro cartográfico da SDS, Thobias Furlanetti, que mostrou como o trabalho foi realizado. No projeto foram utilizadas três aeronaves ao mesmo tempo, que fizeram as fotografias aéreas métricas com calibragem controlada, entre 2010 e 2012. Trata-se de um sistema aerofotogramétrico e não uma câmera, uma vez que a elas são acopladas computadores, GPS de alta precisão, sistema inercial e acelerômetros, tornando possível o conhecimento preciso da posição e altitude da aeronave na hora da tomada das aerofotos.
“Como as tomadas pelos aviões possuem inúmeras distorções, foi realizado o processamento das imagens e ortorretificação para que as imagens fossem corrigidas e representem a realidade”, explicou o engenheiro sobre as ortofotos.
O recobrimento aerofotogramétrico foi realizado de Leste para Oeste, acompanhando a estrutura geomorfológica do Estado. O trabalho resultou em mais de 70 mil aerofotos, coloridas e em infravermelho. “O fato de Santa Catarina ter várias regiões com elevação dificultou o trabalho. As aeronaves acompanharam todo o relevo pelo Estado, para que não houvesse distorções na escala”, esclareceu Furlanetti.
“Esta é uma base muito rica de dados e deveríamos montar, por meio da Fecam e das entidades, um fórum estadual que permita a discussão sobre a utilização deste material, bem como a atualização”, sugeriu o secretário Paulo Bornhausen, colocando a secretaria à disposição para troca de informações e treinamento para o material existente.
Até final de julho, serão realizados eventos de entrega do programa de Levantamento Aerofotogramétrico em outras vinte associações de municípios de Santa Catarina. Receberam o material o presidente da Granfpolis e prefeito de Florianópolis, Cesar Souza Junior; o prefeito de São Bonifácio, Laurino Peters; o prefeito de Governador Celso Ramos, Juliano Duarte Campos; o prefeito de Garopaba, Paulo Sérgio Araújo; o prefeito em exercício de Biguaçu, Ramon Wollinger; o vice-prefeito de Anitápolis, Lucas David; o vice-prefeito de Canelinha, Eloir João Reis, além de representantes dos municípios de Major Gercino, Antônio Carlos, Alfredo Wagner, São José.
Participaram do evento, ainda, o deputado federal Ronaldo Caiado (GO); a secretária-adjunta da SDS, Lucia Dellagnelo; o presidente da Agência Reguladora de Serviços de Saneamento de Santa Catarina (Agesan), Sergio Grando; o presidente do Centro de Informática e Automação de Santa Catarina (Ciasc), João Rufino de Sales; e o promotor de justiça e representante do Ministério Público da Santa Catarina, Adalberto Exterköetter.
(Governo do Estado, 14/06/2013)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *