Empresários de Florianópolis pedem mais incentivos para região
14/06/2013
Agenda de 17 a 23 de junho 2013
14/06/2013

Mapa aéreo do Estado poderá ser utilizado para simulações e planejamento

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS) começa a entregar hoje às prefeituras catarinenses um instrumento que promete ser mais preciso do que as imagens do Google Maps. A associação dos municípios da Grande Florianópolis será a primeira a receber o material.
Chamado de Levantamento Aerofotogramétrico, o compilado de mais de 70 mil fotos aéreas de todos os municípios do Estado, tiradas entre 2010 e 2012, é o mais moderno em imagens feito no país, segundo a SDS, e custou a Santa Catarina R$ 11 milhões.
Com o levantamento, prefeituras poderão conhecer detalhadamente cada espaço do município e realizar, entre outros planejamentos urbanos, o Plano Diretor. Antes dele, sempre que era preciso consultar a base de dados geoespaciais de SC – seja para realizar algum estudo de impacto ambiental ou para titular terras – os gestores municipais se deparavam com imagens de 1977 e de 1985.
– Com este trabalho, vamos implementar a Política Estadual de Recursos Hídricos, atualizar os dados geoespaciais do Estado e prover segurança jurídica para as análises espaciais em âmbito rural e urbano – explica Paulo Bornhausen, secretário de Estado da SDS.
Depois da entrega na Grande Florianópolis, a secretaria espera percorrer até julho as demais regiões do Estado e entregar a cada associação regional um HD com o software que contém as fotos do município e simulações de modificação geográfica – o maior diferencial do programa em relação ao Google.
O software desenvolvido em SC permite projetar como seria o fluxo de águas durante uma enchente, por exemplo. Empresas públicas de SC e instituições como Ministério Público Estadual e Fundação do Meio Ambiente (Fatma) também vão receber o HD.
(DC, 14/06/2013)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *