Internet e mobilização
24/06/2013
Ciclovia da Lagoa da Conceição começa a ser implantada
24/06/2013

Florianópolis sedia Fórum Estadual de Cultura

O Fórum Estadual de Cultura acontecerá nos dias 24 e 25 de junho, no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis. O evento é uma das etapas de validação das diretrizes, estratégias e ações já discutidas nos Fóruns Regionais realizados em 2012 e consolidará propostas que serão transformadas em lei. Os trabalhos de construção do plano começaram a partir de um acordo firmado entre o Estado de Santa Catarina e o Ministério da Cultura. O objetivo era estabelecer a implantação do Sistema de Cultura – e um dos documentos constituintes deste sistema é o Plano Estadual de Cultura de Santa Catarina.

O texto base que será deliberado no fórum reunirá contribuições do governo e da sociedade civil para a elaboração do Plano Estadual de Cultura de Santa Catarina para os próximos 10 anos. No evento, os temas a serem discutidos serão:

– Infraestrutura: ampliação, adequação, construção e acessibilidade;

– Patrimônio Cultural: valorização, preservação e restauração;

– Criação, produção e inovação;

– Educação e Produção de Conhecimento: capacitação, formação, qualificação, investigação e pesquisa;

– Organização, planejamento e gestão do setor.

O Plano estadual de Cultura terá avaliações periódicas. Mais de cem propostas de ações já foram elaboradas. Para se ter uma ideia, um dos propósitos é definir ações para preservação do Patrimônio Cultural de Santa Catarina. Outras propostas visam a ampliação de acesso à cultura, através da promoção de espetáculos, exposições e outras manifestações artísticas itinerantes, que passem por todo o Estado.

A programação e a minuta do Plano estão disponíveis nos sites www.sol.sc.gov.br ou http://cultura.sc/plano.

(Governo do Estado, 24/06/2013]

 

Para mudar a Cultura em Santa Catarina

Aos que estão tomando as ruas e exigindo mudanças Brasil afora e que consideram que a área de Cultura também precisa de novos rumos, uma forma de participar se oferece no Fórum Estadual de Cultura, que começa hoje e termina amanhã no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis.

O evento será realizado para validar as diretrizes e estratégias já discutidas nos Fóruns Regionais realizados em 2012. As propostas consolidadas serão transformadas em lei. Fruto de um acordo entre o governo do Estado de Santa Catarina e o Ministério da Cultura, o texto elaborado no Fórum reunirá contribuições do governo e da sociedade civil para a criação do Plano Estadual de Cultura de Santa Catarina para os próximos 10 anos.

Entre os assuntos a serem discutidos estão a manutenção da infraestrutura, a preservação do patrimônio cultural e a produção de conhecimento na área cultural. Mais de 100 propostas de ações já foram elaboradas para o Plano Estadual, que terá avaliações periódicas. Um dos temas sugeridos é a ampliação ao acesso à cultura por meio da promoção de espetáculos, exposições e outras manifestações artísticas itinerantes que passem por todo o Estado.

A Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL) espera que cerca de 420 pessoas compareçam ao evento. A programação completa e a minuta do Plano Estadual de Cultura estão no site da SOL. As inscrições pela internet estão encerradas, mas segundo a Secretaria será possível se inscrever no local, a partir das 8h30min de hoje. Amanhã o evento começa às 9h e nos dois dias termina por volta das 18h.

(DC, 24/06/2013]

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *