Meio ambiente é um dever de todos
05/06/2013
Cidades inteligentes: evento reúne 250 pessoas
05/06/2013

Artigo de Gean Loureiro, Presidente da Fatma, morador de Florianópolis (DC, 05/06/2013)

A discussão do meio ambiente não pode ser elitizada e o Dia do Meio Ambiente não pode ser só hoje. Discutir meio ambiente tem que ser cotidiano, estar em todas as disciplinas (da escola e da vida). É um tema transversal. Tem de ser na praça, no colégio, com a família, e tem de ser um debate consciente, cheio de bons exemplos.

A ideia de se instalar o Parque Ecológico Fatma em pleno Largo da Alfândega, em Florianópolis, busca esse contato com as pessoas. O local é simbólico e democrático. Assim como a semana do meio ambiente. Porque falar de boas práticas ambientais não pode ser exclusividade acadêmica, elitizada, tem que chegar a todos. As pessoas têm que sentir. Se só preserva quem conhece, vamos dar o conhecimento às pessoas. Se só pratica quem tem bons exemplos, que partam do serviço público os bons exemplos ambientais.

A Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina (Fatma) retirou seu campo de força, o que a separava das pessoas, e resolveu abaixar seu dedo acusador, quando achava que podia só mostrar os erros e puni-los. A Fatma hoje é parte do processo, está do lado da população. Se sentimos e sofremos juntos com as degradações ambientais, vamos trabalhar juntos para que isso não mais ocorra. Se doeu em você também aquela árvore derrubada, só punir o transgressor não vai curar a dor. Ajude a plantar outra no lugar. A Fatma tem uma nova bandeira: o bom exemplo. E com ele é que vamos trabalhar.

Portanto, faço um convite especial a todos: passem pelo Largo da Alfândega, de hoje a 8 de junho, e conheçam um pouco mais da nossa fauna e flora catarinenses. Tragam a família, os amigos, divirtam-se aprendendo. E que dessa grande amizade, entre Fatma e população, possa nascer uma filha forte, saudável e verde chamada Consciência Ambiental. Viva os bons exemplos.

Se só preserva quem conhece, vamos dar o conhecimento às pessoas. Se só pratica quem tem bons exemplos, que partam do serviço público os bons exemplos.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *