Vencedores da licitação do Mercado serão conhecidos na segunda-feira (24/06)
21/06/2013
Jovens brasileiros
21/06/2013

"Continente Saudável" será lançado segunda-feira, dia 24/06

O projeto que marca como um dos grandes lançamentos da nova administração da prefeitura de Florianópolis será conhecido nesta segunda-feira, 24, no Centro de Eventos Brand, às 9h30. É a primeira etapa do Continente Saudável, que envolve a adoção de praças e espaços públicos. Das 42 praças, mais de 15, ou seja, quase a metade delas, já foram adotadas e passarão por uma importante revitalização.
No mesmo evento, também será lançado o Selo de Acessibilidade do Instituto Guga Kuerten (IGK). Com ele, as praças terão que apresentar equipamentos que contemplem o lazer de qualquer criança, seja ela deficiente ou não.
A ideia do Continente Saudável surgiu logo no início da gestão de João Batista Nunes frente à Secretaria Municipal do Continente em janeiro deste ano. Depois de muitos levantamentos, de saber quais os pontos fortes e fracos da região, foi lançado o projeto Continente Saudável em cinco áreas: 1) adoção de praças; 2) adoção de animais; 3) infraestrutura e mobilidade urbana; 4) lixo e 5) cuidar das pessoas para todos estarem bem.
O primeiro é o de adoção de praças. A meta é motivar voluntariamente os empresários da região continental em adotar os espaços públicos já existentes. Em todos os casos foram potencializadas as empresas próximas a estas áreas.
“Mostramos a eles que de nada adianta levantar um belíssimo prédio ou empreendimento comercial se sua praça ao lado está deteriorada. Para minha felicidade, a ideia foi muito bem vinda por todos os setores e chegamos a um bom número de padrinhos já para este primeiro momento”, afirma o secretário.
O Continente Saudável é um projeto contínuo, sem data para encerrar. Ainda há muitas praças e espaços esperando por um padrinho
“É sem dúvida um grande projeto que tenho orgulho de lançar e espero que depois das revitalizações as famílias saiam de suas casas e condomínios e passem a ocupar e preservar estes pequenos tesouros que temos em nossa região, diz João Batista Nunes.
Serviço
O quê: Lançamento do projeto Continente Saudável
Quando: segunda-feira, 24 de junho às 9h30min
Onde: Centro de Eventos Brand. Rua Cel. Pedro Demoro, 1628. Bairro Estreito ( próximo ao Banco do Brasil).
(PMF, 20/06/2013)
 
Por um Continente mais saudável
Por João Batista Nunes, Secretário Municipal do Continente, Florianópolis (DC, 21/06/2013)
A segunda-feira, dia 24 de junho, ficará marcada na história de Florianópolis, principalmente na região continental onde moram mais de 120 mil pessoas divididas em 11 bairros. Neste dia ocorre o lançamento da primeira etapa do projeto Continente Saudável, que envolve a adoção de praças e espaços públicos. Das 42 praças, mais de 15 estão sendo adotadas e passarão por uma importante revitalização.
Além da melhoria da infraestrutura, tive a ideia de lançar pela primeira vez no Estado o selo de acessibilidade do Instituto Guga Kuerten (IGK). Com isso, estes espaços públicos passam a ser acessíveis para todos, com ou sem deficiência. É um momento histórico para mim, como agente político, e para a secretaria, além de marcar o primeiro semestre da nova gestão da prefeitura com um dos grandes projetos lançado neste período.
A ideia surgiu logo que assumi a Secretaria Municipal do Continente, em janeiro. Minha primeira medida foi fazer um seminário entre os funcionários para ter uma avaliação dos problemas internos e externos da secretaria e também de todos os bairros da região continental.
Depois de muitos levantamentos, de saber quais são os pontos fortes e os fracos do Continente, decidi lançar o projeto Continente Saudável em cinco áreas: 1) adoção de praças; 2) adoção de animais; 3) infraestrutura e mobilidade urbana; 4) lixo e 5) cuidar das pessoas.
O primeiro ponto que estamos trabalhando é a de adoção de praças. A meta é motivar voluntariamente os empresários da região continental em adotar os espaços públicos já existentes. Em todos os casos, potencializamos as empresas próximas a estes espaços, mostramos a eles que de nada adianta levantar um belíssimo prédio ou empreendimento comercial se sua praça ao lado está deteriorada. Para minha felicidade, a ideia foi muito bem-vinda por todos os setores e chegamos a um bom número de padrinhos neste primeiro momento.
O Continente Saudável é um projeto contínuo, sem data para encerrar. Ainda temos muitas praças e espaços esperando por um padrinho, esperando por um olhar carinhoso dos empresários que tanto contribuem para o Continente gerando emprego e renda. Ele representa a primeira grande ideia que tive e que executei do início ao fim.
É sem dúvida um grande projeto que tenho orgulho de lançar e espero que depois das revitalizações, as famílias saiam de suas casas e condomínios e passem a ocupar e preservar estes pequenos tesouros que temos em nossa região.
O convite é aberto a todos. A cerimônia será no Centro de Eventos Brand, no Bairro Estreito, a partir das 9h30min.
Até lá. Paz e Bem.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *