Dê exemplos e melhore o meio ambiente
05/06/2013
Falta vazão às promessas de fiscalização à Lagoa da Conceição
05/06/2013

Cerca de 250 pessoas participaram nesta terça-feira (04 de junho) do Seminário Cidades Inteligentes, Cidades do Futuro, que trouxe à Florianópolis pesquisadores internacionais nas áreas de mobilidade, design e planejamento urbano. O evento foi uma realização da Prefeitura de Florianópolis, do Laboratório Internacional Multi-Institucional – ÁgoraLab e da Fecomércio SC, por meio da Câmara Empresarial de Tecnologia e Inovação.
O objetivo do Seminário foi debater em Florianópolis o conceito de cidades inteligentes e promover a troca de conhecimento sobre as principais experiências do mundo em soluções criativas e inovadoras para transformar o ambiente urbano. Para ser inteligente, uma cidade precisa atender seis eixos principais: economia, pessoas e governança inteligentes, qualidade de vida, mobilidade urbana e desenvolvimento sustentável.
O Prefeito Cesar Souza Júnior destacou no evento a importância desse modelo para Florianópolis. “Emplaca-se em Florianópolis hoje três mil carros por mês, a nossa frota mais que dobrou em uma década. O nosso grande desafio é uma metrópole com todos os benefícios para a população, criando uma parceria permanente que o mundo adota. É hora de buscarmos uma excelência e tornarmos Florianópolis a primeira cidade humana e inteligente do país”, enfatizou.
No evento, foi assinado um convênio de cooperação entre a Prefeitura e o ÁgoraLab para o intercâmbio de informações e a realização de projetos, visando a aplicação do conceito de cidades inteligentes em Florianópolis. “Resolver os problemas da nossa cidade é nossa responsabilidade. Esse plano que será construído com o ÁgoraLab, será compartilhado e precisa do apoio de todos para ter resultados”, afirmou o Secretário Municipal de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico Sustentável, Rui Luiz Gonçalves.
Debate de ideias
Primeiro palestrante do Seminário, o Prof Eduardo Moreira da Costa, diretor geral do ÁgoraLab enfatizou a necessidade de rever o foco do planejamento das cidades, priorizando as necessidades das pessoas e não dos carros. “A cidade é feita para as pessoas e esquecemos disso, fazemos as cidades para os automóveis. Temos que pensar na mobilidade das pessoas”, destacou o pesquisador.
O diretor do grupo de pesquisa Changing Places, do Media Lab. do Massachusetts Institute of Technology (MIT), Kent Larson, também destacou a importância de envolver as pessoas no planejamento e implantação de projetos inovadores nas cidades. “Desenvolver tecnologia para compreender e responder à atividade humana, as condições ambientais e dinâmica do mercado é uma das melhores combinações para persuadir as pessoas a adotarem comportamentos sustentáveis”, explicou.
Para o palestrante Álvaro Duarte de Oliveira, a participação das pessoas é essencial para o desenvolvimento de uma cidade inteligente. “Uma cidade inteligente não é apenas tecnologia. O foco das cidades precisa ser as pessoas. A tecnologia é uma ferramenta para fazer acontecer. O envolvimento e o bem estar das pessoas é fundamental para que a cidade cresca de forma aberta e orgânica e não fechada e que iniba a participação”, analisou.
Atender as necessidades das pessoas em locais próximos às suas residências, reduzindo assim a necessidade de deslocamento físico, foi uma das sugestões do palestrante Jarmo Suominen, do MIT e da Universidade de Aalto, da Finlândia. “Precisamos pensar em vizinhanças e comunidades onde pode-se potencializar o que já existe em cada região e ampliar a oferta de recursos para que as pessoas possam encontrar tudo o que precisam em um raio de 15 minutos de caminhada”, propôs o pesquisador.
Pesquisador membro do grupo Changing Places do MIT Media Lab e da Universidade Adolfo Ibáñez, no Chile, Praveen Subramani, apresentou o conceito de mobilidade sob demanda e defendeu o uso compartilhado de veículos. “O compartilhamento de veículos, desde o automóvel até a bicicleta, já é bem sucedido em diversas cidades do mundo. Precisamos ir além e pensar em veículos compartilhados mas sustentáveis, que contribuem para as cidades reduzirem não apenas os problemas de mobilidade, mas também a poluição”, analisou.
Arquivos
Em breve serão disponibilizadas as apresentações dos palestrantes, fotos e o vídeo da transmissão do Seminário.
Acesse o Human Smart Cities Cookbook, citado pelo palestrante Álvaro Duarte Oliveira.
(PMF, 05/06/2013)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *