Prefeitos querem discutir acessos da BR-101
02/05/2013
O lixo que virou luxo
03/05/2013

Sistema viário do entorno da Ponte Hercílio Luz deve mudar com a conclusão da obra em meados de 2014

Com o anúncio do governo do Estado de que a Ponte Hercílio Luz estará apta a receber tráfego de carros, bicicletas e pedestres em julho de 2014, o Departamento de Infraestrutura (Deinfra) solicitou à prefeitura a adequação do sistema viário do entorno para possibilitar o trânsito na travessia. Uma comissão foi formada para discutir o projeto conceito, mas já existe um estudo preliminar que aponta a necessidade de obras e mudanças no sentido de ruas.
Entre as adequações analisadas por técnicos do Instituto de Planejamento Urbano (Ipuf), está a alteração da direção da Rua Almirante Lamego, que passa embaixo da ponte no lado insular, para o sentido Beira-Mar Norte. Na porção continental, os carros que saem da Ponte Colombo Salles não poderiam mais passar pelo Viaduto Presidente John Kennedy para acessar a Ivo Silveira. Isto para evitar cruzamentos na saída da travessia.
A ideia é abrir o trânsito para carros na ponte de segunda a sábado para diluir o tráfego que as pontes Pedro Ivo e Colombo Salles recebem diariamente. São cerca de 178 mil veículos por dia que atravessam entre Ilha e Continente, sendo que a antiga travessia poderia receber 20% desse fluxo. Também é cogitada a abertura das duas únicas faixas da Hercílio Luz no sentido Continente-Ilha no horário de pico da manhã e mudar o fluxo para a direção contrária à tarde.
Como o fluxo de automóveis é menor aos domingos, o objetivo é deixar o patrimônio histórico para uso exclusivo de pedestres e ciclistas. Segundo o engenheiro do Ipuf e um dos membros da comissão municipal Lírio José Legnani, essa é uma forma de aproveitar o bem cultural para atividades de lazer e dar oportunidade para os curiosos passarem sobre a dama de aço, que completa 87 anos no próximo dia 13.
Outras obras destinadas aos pedestres fazem parte do estudo preliminar do entorno da Ponte Hercílio Luz. Entre eles, passarela de pedestre da saída da travessia na parte da Ilha até a Beira-Mar Norte. No Continente, está prevista a construção de três mirantes e de um estacionamento próximo à ponte.
O estudo servirá de base para o projeto-conceito, que será elaborado de acordo com a análise da comissão criada e anunciada na semana passada pelo prefeito Cesar Souza Junior. Em dois meses, será feito o levantamento para a readequação do trânsito. A primeira reunião deve ser até a próxima semana.
— O estudo é um ponto de partida que pode ser melhorado pela comissão — diz Legnani.
Depois de entregar a proposta conceitual, ainda será necessário contratar o projeto executivo e a obra. Ambos sem prazo para serem realizados. Os custos serão divididos entre Governo do Estado e Prefeitura de Florianópolis, mas nenhuma entidade revelou a previsão de valores a serem investidos.
Tráfego pode começar antes do fim da obra
A Ponte Hercílio Luz, fechada há mais de 30 anos para carros, tem um histórico de atrasos na conclusão da restauração. Na última divulgação, o Departamento de Infraestrutura (Deinfra), estimou para julho de 2014 o retorno do trânsito na travessia, quatro anos após a conclusão prevista inicialmente.
A diferença é que agora existe dinheiro para investir na reforma, com o financiamento de R$ 150 milhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A falta de verba era uma das principais justificativas para os adiamentos.
De acordo com o presidente do Deinfra, Paulo Meller, em julho do ano que vem a ligação deve estar restaurada, o que possibilitará a passagem de carros. Mas a obra segue até dezembro, para desmontar a estrutura provisória, uma espécie de ponte sob a ponte, responsável pela sustentação da travessia durante a troca dos cabos de barra de olhal.
— A obra completa será finalizada em dezembro de 2014, mas com a estrutura do vão central pronta em meados do ano que vem, o trânsito pode ser liberado antes — explica Meller.
Do final de 2012 ao começo de 2013, a restauração teve uma paralisação de 45 dias e só foi retomada com a garantia da liberação do financiamento do BNDES. O contrato foi assinado no começo de abril. Atualmente o Consórcio Monumento faz o contraventamento, que é a instalação de tubos de metal colocados entre cada grupo de quatro estacas para evitar a movimentação da estrutura no mar.
Cronograma da reforma
:: Junho de 2013 – Termina o contraventamento (tubos de metal colocados entre cada grupo de quatro estacas para evitar a movimentação no mar)
:: Outubro de 2013 – Finaliza a construção da estrutura de aço em formado de V sobre as bases, que suportarão a ponte durante a reforma
:: Dezembro de 2013 – Fica pronta a instalação dos macacos hidráulicos entre as duas estruturas para fazer a transferência de carga da ponte
:: Julho de 2014 – Termina a restauração da Hercílio Luz, com a troca dos cabos de barra de olhal e reforço das fundações. Nessa fase, o tráfego pode ser reaberto
:: Dezembro de 2014- Acaba a desmontagem da estrutura provisória, conhecida como ponte sob a ponte, utilizada para sustentar a travessia na reforma
Entidades que participarão da comissão para o sistema viário
– Ipuf
– Deinfra
– Iphan
– Secretaria Municipal de Obras
– Secretaria Municipal de Transportes, Mobilidade e Terminais,
– Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (SMDU)
– Fundação Franklin Cascaes
– Fundação Catarinense de Cultura (FCC)
(DC, 01/05/2013)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *