Empresa isola Ponta do Coral na Beira-mar Norte
23/05/2013
FloripAmanhã participa da comissão organizadora da 5ª Conferência da Cidade de Florianópolis
23/05/2013

Projetos destaques das últimas bienais de arquitetura estarão em exposição em SC

Os arquitetos e urbanistas brasileiros que não puderam participar nos últimos anos das tradicionais bienais de arquitetura realizada no Brasil ou em países vizinhos terão a chance de conferir em detalhes o trabalho de 40 escritórios nacionais e estrangeiros apresentados nas Bienais de Buenos Aires, Colômbia e São Paulo. A partir desta quinta-feira (23/5) a 16 de junho, os melhores projetos da arquitetura nacional, latino-americana e catarinense estarão expostos no Museu de Arte de Santa Catarina, no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis. As obras foram cuidadosamente selecionadas pelos curadores da mostra – arquiteto André Schmitt e jornalista Vicente Wisembach – com base no interesse do público catarinense e região Sul.

Em destaque obras como o da Reurbanização e recuperação de espaços públicos na cidade de Santa Fé, na Argentina, do arquiteto Mário Corea; o Parque da Juventude, construído em São Paulo, arquitetura de Aflalo & Gasperini; o Centro Cultural Maria Luíza e Oscar Americano, também na capital paulista, de autoria do arquiteto Carlos Bratke; o Circuito Cultural Praça da Liberdade – maior complexo cultural do Brasil – de Belo Horizonte, entre outros. Dos 800 m2 que serão ocupados pela exposição, um espaço será reservado para realizações focadas no Urbanismo Sustentável, com o do bairro planejado Pedra Branca, que está em construção em Palhoça, na Grande Florianópolis, projeto premiado na XIII Bienal Internacional de Arquitetura em Buenos Aires, na Argentina. A exibição será por meio de painéis fotográficos, vídeos, animações e maquetes eletrônicas e físicas.

Abaixo a lista dos principais participantes da exposição:

Mostra Urbanismo Sustentável – com destaque para os projetos de Santa Catarina apresentados na Bienal de Buenos Aires.

Pedra Branca: Prêmio Urbanismo.
Sala especial com maquetes atualizadas e fotos das obras que serão entregues em 2013: as duas primeiras quadras, os edifícios Office Green e Corporate Center, o shopping aberto, a praça e a primeira rua compartilhada. Junto à mostra haverá um espaço destinado à sustentabilidade.

Vita e Ocio.
Proposta de diretrizes para uma melhor ocupação das áreas costeiras e serranas de Santa Catarina.

Jardim Botânico de Florianópolis.
Apresentação do projeto para os novos espaços do Jardim Botânico em três diferentes pontos de Florianópolis. Desenvolvido por alguns dos principais arquitetos e urbanistas do Estado.

Prêmio Arquitetura Catarinense.
Sala especial com os projetos premiados no concurso promovido pela Asbea/SC, com apoio do IAB/SC.

Homenagem ao Arquiteto João Filgueiras Lima – Lelé.

Mostra Novos Espaços Culturais no Brasil.
Versão ampliada da exposição que representou o Brasil na Bienal de Buenos Aires. Com destaque para os novos espaços culturais de Minas Gerais e São Paulo.

Minas Gerais.
Circuito Cultural Praça da Liberdade. Maior complexo cultural do Brasil reunindo 13 espaços culturais, entre museus históricos, artísticos e temáticos, centros culturais, bibliotecas e espaços para oficinas, cursos e ateliês. Destaque para o Museu das Minas e Metais, com museografia de Marcello Dantas e arquitetura de Pedro Mendes da Rocha e Paulo Mendes da Rocha (Prêmio Pritzker de Arquitetura).

São Paulo.
Parque da Juventude, arquitetura de Aflalo & Gasperini.
Centro Cultural Maria Luiza e Oscar Americano, arquitetura de Carlos Bratke.

Projetos selecionados nas Bienais de Buenos Aires e Ibero-americana

Entre outros serão expostos projetos de:

Mário Corea (Espanha/Argentina) – 1º Prêmio Internacional e Prêmio Gestão Pública na XIII BA. Reurbanização e recuperação de espaços públicos na cidade de Santa Fé, Rosário, Argentina.

Geraldo Caballero (Argentina) – 1º Prêmio Arquitetura Argentina + Prêmio CICA de Habitação Coletiva Argentina.

Alvaro Puntoni (Brasil) – Prêmio Nova Geração Latino-americana na XIII BA.

Josep Maria Botey (Espanha) – Prêmio Patrimônio Histórico na XIII BA. Intervenções Contemporâneas no Patrimônio Histórico.

Carlos Botero, Mauricio Z.Latorre, Nicolas V.Jaramilo (Colômbia) – 1º Prêmio XXI Bienal Colômbia e VII BIAU.

Burgos & Garrido Arquitectos + West 8 Urban Design (Espanha/EUA) – Prêmio Desenho Urbano e Paisagismo na XIII BA. Projeto Madrid, tratamento urbano e paisagístico do rio da cidade.a

Roberto Converti (Argentina) – Exposição “El Azul en la Ciudad – O protagonismo urbano da água”, organizada pelo curador veneziano Rinio Bruttomesso, do Centro Internacional “CITTÁ d’AQUA” de Veneza (IT). Essa mostra apresenta, significativos projetos de quatro importantes escritórios internacionais de Arquitetura e Urbanismo, “EL Protagonismo Urbano Del Agua”, sendo um deles a oficina urbana liderada por Roberto Converti.

Juntamente com essa exposição serão apresentados projetos locais.

Projetos selecionados na 9ª BIA – São Paulo

Centro Administrativo de Chapecó
Marcos Jobim, Silvana Carlevaro, Leandro Rotolo Soares.
Chapecó, Santa Catarina.

Edifício Sede do CONFEA
Pedro Paulo de Melo Saraiva, Pedro de Melo Saraiva, Fernando de Magalhães Mendonça, Ricardo Kinai, Claudio Reuss, Noemi Yassue Kayo.
Brasília, DF.

Orquidário Professora Ruth Cardoso
Décio Tozzi.
Parque Villa-Lobos, São Paulo, SP.

Edifício W305
Isay Weinfeld.
São Paulo, SP.

Museu Aberto Cratera de Colônia
Adriana Levisky.
São Paulo, SP.

Urbanização do Cantinho do Céu
Marcos Boldarini e Melissa Matsunaga.
São Paulo, SP.

(PalavraCom, 22/05/2013)

 

Arquitetura na atualidade e a valorização dos espaços públicos serão debatidos em evento em SC

De 23 de maio a 16 de junho, a capital catarinense será palco de importante evento que reunirá renomados arquitetos e urbanistas brasileiros e latino-americanos. Nomes como Jô Vasconcellos, Gustavo Penna, Carlos Bratke, Marcus Boldarini, Mario Figueiroa, Luciano Margoto, Pedro Paulo Melo Saraiva e o argentino Roberto Converti já confirmaram presença na 3º Exposição Destaque das Bienais, iniciativa da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA/SC), no Museu de Arte de Santa Catarina (Masc), no Centro Integrado de Cultura (CIC). Além da mostra, temas como a arquitetura na atualidade e a importância da valorização dos espaços públicos serão debatidos em ciclos de palestras no dia 23 e 24 de maio, das 14h às 20h.

Segundo o arquiteto catarinense André Schmitt, curador da mostra e coordenador dos debates, os assuntos em pauta são de vital importância para o aperfeiçoamento profissional e também para chamar atenção sobre o papel da arquitetura como manifestação cultural. “As tecnologias atuais e o novo urbanismo exigem que os arquitetos e urbanistas preparem-se para os desafios da atualidade, o que justifica discussões como essas. Além disso, é importante debatermos a importância da qualificação das áreas públicas como elemento de dinamização das cidades”, destaca.

A realização é parte do esforço da AsBEA/SC e entidades participantes para incluir Santa Catarina no roteiro das mostras de arquitetura do país. Além de bons palestrantes, jornalistas e críticos das principais revistas especializadas do Brasil e da Argentina devem participar do evento.

(PalavraCom, 22/05/2013)

 

Projetos arquitetônicos inovadores das principais bienais da América Latina em exposição no Masc

Arquitetura é uma expressão cultural, não só cálculos matemáticos para manter em pé estruturas de concreto e ferro e garantir teto e paredes para a população de uma cidade. Por isso o Masc (Museu de Arte de Santa Catarina) foi escolhido para sediar a terceira edição da exposição “Destaque das Bienais”, organizado pela AsBEA/SC (Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura de Santa Catarina) em Florianópolis. A mostra, maior em espaço que as exposições anteriores, apresenta a partir de amanhã até 16 de junho trabalhos de 40 escritórios ou arquitetos do Brasil e do mundo que se destacaram nas bienais de arquitetura de Buenos Aires, São Paulo e Colômbia (Medellín e Bogotá).

“É o maior evento de exposição de arquitetura de Santa Catarina”, afirma o arquiteto André Schmitt, 66, curador do evento junto com o jornalista Vicente Wisembach. “São 800 m² de mostra, com pelo menos 150 projetos que destacam a produção arquitetônica e de desenhos urbanos internacionais”, diz.

Com painéis fotográficos, vídeos, animações e maquetes eletrônicas e físicas, projetos premiados, como o da reurbanização e recuperação de espaços públicos na cidade de Santa Fé, na Argentina, do arquiteto Mário Corea; ou Parque da Juventude, construído em São Paulo a partir do projeto do escritório Aflalo & Gasperini; ou ainda o Circuito Cultural Praça da Liberdade – maior complexo cultural do Brasil – de Belo Horizonte, são exemplos do uso da arquitetura como manifestação cultural do nosso tempo. Dos projetos apresentados, 80 a 90% foram executados.

“A mostra apresenta a arquitetura como uma manifestação cultural, não só mostrando os aspectos acadêmicos”, ressalta Schmitt, aludindo aos eventos do setor, que se restringem em sua maioria à academia. “Até porque arquitetura é expressão da construção da cidade e da cidadania. Infelizmente ela hoje é muito produto da iniciativa privada.”

Arquitetura conservadora em Florianópolis

No ano passado, o antropólogo italiano Massimo Canevacci, reconhecido pensador da cultura contemporânea, em passagem pela cidade criticou o conservadorismo urbano de Florianópolis. O arquiteto André Schmitt concorda. “Infelizmente temos poucos referenciais arquitetônicos culturais na cidade”, diz ele. “Temos os modelos mais antigos, como o Mercado Público, Alfândega, Palácio Cruz e Sousa. Depois modelos modernistas, como a Assembleia Legislativa e a rodoviária. Mas temos que ver como fazer arquitetura contemporânea forte e vigorosa que dialogue com o patrimônio histórico.”

Na mostra “Destaque das Bienais”estão expostos projetos premiados em outros países que têm intervenções fortes no patrimônio histórico. “Intervenções que ficam claras a sua época e movimento, e não apagam a história”, observa o arquiteto. “Aqui preservar acaba sendo congelar. Temos que construir um novo patrimônio.” Segundo ele, na cidade temos capacidade para fazer com qualidade. “E isso se faz isso a partir do momento que se qualificam os cursos universitários e se criam concursos.”

Palestras e espaço para urbanismo sustentável

Além da mostra, a terceira exposição “Destaque das Bienais” promove palestras com renomados arquitetos e urbanistas brasileiros e latino-americanos. São nomes como Jô Vasconcellos, Gustavo Penna, Carlos Bratke, Marcus Boldarini, Mario Figueiroa, Luciano Margoto, Pedro Paulo Melo Saraiva, e o argentino Roberto Converti, que debatem temas como a arquitetura na atualidade e a importância da valorização dos espaços públicos. As palestras serão realizadas nos dias 23 e 24 de maio, das 14h às 20h. Interessados em participar das palestras devem entrar contato secretaria da AsBEA/SC, pelo telefone 3028-3628 ou secretaria@sc.asbea.org.br.

A exposição vai contar ainda com um espaço será reservado para realizações focadas no Urbanismo Sustentável, como o bairro planejado Pedra Branca, em construção em Palhoça. O projeto foi premiado na 13ª Bienal Internacional de Arquitetura em Buenos Aires.

Serviço

O quê: Exposição “Destaque das Bienais”
Quando: Amanhã, 14h (abertura). Visitação até 16/6, terça a sábado, 10h às 20h30, domingos e feriados, 10h às 19h30
Onde: Masc, av. Irineu Bornhausen, 5.600, Agronômica, Florianópolis, tel. 3953-2380
Quanto: Gratuito

(ND, 23/05/2013)

 

Modelos de arquitetura na Capital

Os arquitetos e urbanistas que não participaram das últimas edições das tradicionais bienais de arquitetura realizadas no Brasil, na Argentina e na Colômbia terão a oportunidade de conferir em detalhes os 120 trabalhos de cerca de 50 escritórios nacionais e estrangeiros apresentados nestes eventos.

A3a Exposição Destaque das Bienais vai servir como oportunidade para troca de conhecimento e experiência por meio da apresentação de projetos bem-sucedidos.

Inaugurada na noite de ontem em evento fechado para convidados e aberta ao público a partir das 14h de hoje, a mostra reunirá, até 16 de junho, os melhores projetos da arquitetura nacional, latino-americana e catarinense no Masc.

Curador do evento ao lado do arquiteto André Schmitt, o jornalista Vicente Wisembach explica que foram selecionadas obras de interesse do público da região Sul.

– São projetos interessantes para Santa Catarina que servem de exemplo e inspiração para o Estado. Queremos mostrar como (os projetos) estão sendo feitos em outros lugares – explica Wisembach.

A exibição dos trabalhos está sendo feita através de painéis fotográficos, vídeos, animações e maquetes eletrônicas e físicas. Palestrante do evento, a arquiteta Jô Vasconcellos, de Belo Horizonte (MG), atua no mercado há 38 anos e destaca a importância de eventos como este que começa a ser realizado em SC. Segundo ela, a exposição é ideal para a troca de conhecimento e informação.

(DC, 23/05/2013)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *