Prefeitura vai criar Serviço de Inspeção Municipal (SIM)
02/05/2013
Sistema viário do entorno da Ponte Hercílio Luz deve mudar com a conclusão da obra em meados de 2014
02/05/2013

Prefeitos querem discutir acessos da BR-101

Por Carlos Damião (ND, 01/05/2013)
Os prefeitos de São José, Palhoça e Biguaçu, Adeliana Dal Pont, Nirdo Artur Luz (Pitanta) e Ramon Wollinger (em exercício), estão tentando agendar para o dia 16 de maio uma reunião com representantes da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), Autopista Litoral Sul e Polícia Rodoviária Federal. Em pauta, os fechamentos de acessos e saídas da BR-101, que estão prejudicando moradores, trabalhadores e comerciantes, com graves consequências para o desenvolvimento econômico da região metropolitana. No caso de São José, ainda há uma agravante: o polêmico acesso em “X” – saída da Via Expressa da BR-282 com saída (marginal) e acesso à BR-101 – próximo ao shopping Itaguaçu. Não só pelo shopping, que também seria gravemente prejudicado, mas também pela Ceasa (Central de Abastecimento), que recebe todos os dias a produção agrícola da Grande Florianópolis e de outros municípios. Não é de hoje que a ANTT e a PRF defendem a interdição definitiva daquele absurdo da engenharia, se é que algum engenheiro teve responsabilidade na implantação do acesso. Conforme Ramon Wollinger, os prefeitos querem que os fechamentos não levem em conta apenas critérios técnicos, mas a impressionante repercussão econômica e social.
Passarelas
No caso de Biguaçu, há outra questão a ser considerada com a ANTT, Autopista e PRF: a instalação de passarelas para pedestres, prevista há muitos anos e nunca executada. O principal problema é a grande movimentação de pedestres no perímetro urbano de Biguaçu, totalmente cortado pela BR-101, desde São Miguel até o limite com São José.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *