“É preciso fazer a pesca consciente”, alerta pós-doutor em Ciência Marinha
21/05/2013
Gov. Celso Ramos, na Grande Florianópolis, busca desenvolvimento no setor náutico
21/05/2013

Gestão de qualidade para o desenvolvimento econômico sustentável dos municípios

Artigo de Paulo Bornhausen, Secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (DC, 21/05/2013)
Com a consolidação da Nova Economia catarinense, cabe disseminar no Executivo municipal a cultura do planejamento e de gestão focada em resultados. A fórmula é estimular o desenvolvimento econômico sustentável dos municípios, por meio do aumento da capacidade de investimento; qualificação dos serviços e servidores públicos; e melhoria da gestão para questões estratégicas da Nova Economia, para atração de grandes investimentos estaduais, nacionais e internacionais.
São os princípios básicos do projeto “Gestão Municipal para a Nova Economia”, que estamos lançando hoje. Uma parceria da sociedade, iniciativa privada e prefeituras. Só assim conseguiremos priorizar a agenda da sociedade. Aqui o papel do governo do Estado, via Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), é de articulador.
O projeto será desenvolvido pelo Centro de Liderança Pública, de São Paulo, e terá a duração de um ano. Vai trabalhar premissas como: fortalecimento da liderança pública, modernização da máquina pública, disseminação da cultura do planejamento e de gestão, foco em resultados, aumento da capacidade de investimento dos municípios, qualificação de servidores e criação de políticas e mecanismos de indução do desenvolvimento econômico.
A Nova Economia catarinense, baseada em conhecimento, inovação e sustentabilidade, é fruto de planejamento e cobrança de resultados. Economia Verde e Solidária; Juro Zero para MEIs; fortalecimento dos polos industriais de micro e pequenas empresas; atração de grandes investimentos como a BMW; os Distritos de Inovação. São ações concretas da SDS, que criam uma nova realidade econômica.
Agora cabe dar aos municípios condições para que eles, com gestão pública de qualidade, possam ser âncora do desenvolvimento de todo o Estado.
A Nova Economia catarinense, baseada em conhecimento, inovação e sustentabilidade, é fruto de planejamento e cobrança de resultados.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *