Audiência Pública discute a instalação de bicicletários na capital
03/05/2013
Turismo Sustentável
03/05/2013

Áreas públicas de lazer abandonadas em Florianópolis voltam a ser debatidas pelo poder público municipal. O mirante do Morro da Cruz será o primeiro beneficiado com uma reforma completa e, além dele, há planos para melhorias no parque da Luz e uso de um terreno doado na praia Mole, no Leste de Florianópolis, para a criação de um parque municipal. O parque do Maciço do Morro da Cruz, em obras desde 2011, será aberto oficialmente ao público no dia 5 de junho.
No caso do mirante do Morro da Cruz, uma carta-convite será aberta na próxima semana pela secretaria municipal de obras para contratação de uma empresa que possa realizar as melhorias de infraestrutura do local. A secretária de turismo da Capital, Maria Claudia Evangelista, antecipou que está no planejamento a pintura, colocação de novos corrimões e parapeitos, reforço na iluminação e reforma de uma casa que antes era usada como bar, mas que está abandonada. “Queremos melhorar todo o visual do mirante, vamos investir em uma iluminação com os fios subterrâneos para permitir que as fotos feitas de lá não fiquem poluídas”, anunciou.
A prefeitura ficará responsável pela segurança e manutenção do mirante. Dois vigias serão contratados pela secretaria de administração para permanecer no mirante durante todo o dia. Porém, a intenção da secretária de Turismo é encontrar uma empresa para realizar a concessão do mirante, semelhante ao modelo que acontece em praças, como a Celso Ramos, no Centro da Capital. “A intenção é que um empresário adote o local e possa colocar um restaurante ou café no mirante. Essa pessoa poderia ser responsável também pela segurança da área”, esclareceu a secretária.
Sobre as melhorias para o parque da Luz, no Centro de Florianópolis, uma reunião será agendada para este mês pelo superintendente da Floram (Fundação Municipal do Meio Ambiente), Volnei Ivo Carlin, com comunidade e outros órgãos envolvidos para encontrar uma solução para o local. A intenção, segundo ele, é verificar os interesses e possibilidade para o parque.
Novo parque para a cidade
Desde 2010, a prefeitura de Florianópolis é proprietária de um terreno de 42 mil m² na praia Mole, no Leste da Capital. O local que tem 140 metros de frente para o mar deverá receber o parque Municipal Alice Guilhon Gonzaga Petrelli, homenageada por ser a primeira mulher admitida como funcionária pública em Florianópolis.
O terreno foi doado pelas famílias Petrelli, Bornhausen e Prolik à prefeitura. “Decidimos fazer essa doação, sem nenhum tipo de compensação, para estimular que outros empresários também tenham esse tipo de iniciativa. A cidade precisa de pessoas que tenham um olhar e colaborem com a cidade de forma mais presente”, afirmou o empresário, Mário Gonzaga Petrelli, fundador e presidente emérito do Grupo RIC, um dos ex-proprietários do terreno.
A prefeitura ainda não tem um projeto final para uso do terreno. Entretanto, a secretária de turismo da Capital, Maria Claudia Evangelista, elogiou a iniciativa. “Precisamos de mais empresários conscientes sobre a importância de preservar e incentivar o uso público de áreas verdes”, concluiu, lembrando que a praia Mole é um dos pontos turísticos mais importantes da Capital.
Inauguração do parque do Maciço
Em obras desde julho de 2010, o parque do Maciço do Morro da Cruz será inaugurado no próximo dia 5 de junho. A área de 144,9 hectares conta com campo de areia, quadra poliesportiva, banheiros, vestiários, pista de caminhada, deques, área verde, viveiro de mudas além de lagos e parque infantil.
Dentro do parque há um espaço para estacionamento. A proposta da secretaria municipal de turismo é utilizá-lo também para os carros que vem para visitar o mirante do Morro da Cruz. “Ainda estamos avaliando como pode ser feito o transporte dos turistas entre os dois pontos, já que o estacionamento no mirante é complicado”, observou a secretária de turismo, Maria Claudia Evangelista.
(ND, 02/05/2013)
 
Parque da Luz passa por manutenção
Na tarde desta quinta (02/05) os Profissionais o Departamento de Arborização e Praças Publicas (DEPAP) da Fundação Municipal do Meio Ambiente de Florianópolis (FLORAM) sob a coordenação de Antonio Carlos Simas estiverem fazendo a poda das árvores.
Segundo a Agrônoma Claudia Queiroz, que orientou os trabalhos, esta retirada tem como objetivo deixar a copa das árvores mais altas, pois desta forma evitamos que sejam criados arbustos e uma mata mais fechada, o que facilitaria o mau uso do Parque.
Com a dificuldade de visualização algumas pessoas aproveitavam-se desta situação para usar estes locais para uso de drogas, fazer do espaço banheiro, á abertura destes clarões deverá inibir tais atitudes e facilitar a visualização por parte da Polícia Militar, Guarda Municipal que poderá identificar qualquer atitude suspeita.
Esta ação foi acompanhada pelo Presidente da Associação dos Amigos do Parque da Luz, Carlos Cesar Stadler que s mostrou bastante otimista com as ações que estão sendo desenvolvidas pela Floram no parque.
(PMF, 02/05/2013)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *